Isso não é um conselho de investimento. O autor não tem posição em nenhuma das ações mencionadas. Wccftech.com tem uma política de divulgação e ética.

A fábrica de chips de 2 nanômetros da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) prevista para iniciar a construção na cidade de Taichung, em Taiwan, não poderá começar a construção até o final deste ano, de acordo com o diretor da agência responsável pela gestão de ciência e infraestrutura tecnológica da ilha. A TSMC planejou construir dois locais de 2 nanômetros em Taiwan, sendo o primeiro na cidade de Hsinchu. No entanto, a empresa confirmou no início deste ano que também fabricaria os chips de próxima geração na cidade de Kaohsiung, na ilha, e parece que essa decisão foi motivada por atrasos na aprovação do site de Taichung.

A fábrica de chips de 2 nanômetros de Taichung da TSMC provavelmente não conseguirá iniciar a construção até o final de 2023

Os principais obstáculos em torno do local de 2 nanômetros em Taichung giram em torno das necessidades de água e eletricidade da usina. A fabricação de cavacos é um processo de uso intensivo de recursos que requer altos níveis de pureza, que requer grandes quantidades de água pura para garantir que os requisitos de pureza dos produtos sejam atendidos. Isso muitas vezes criou obstáculos para a TSMC, com uma seca em Taiwan em 2021 forçando a fábrica a atender às suas necessidades de água encomendando caminhões-pipa .

De acordo com fontes taiwanesas , se o governo da cidade aprovar os planos da fábrica de Taichung de 2 nanômetros, eles serão encaminhados ao ministério do interior. A revisão nesta fase permitirá alocações de terras e operações relacionadas, mas as fontes acreditam que, mesmo que o ministério aprove o projeto o mais rápido possível, as formalidades subsequentes provavelmente significarão que a TSMC não poderá iniciar a construção até o final deste ano. .

A TSMC planeja produzir em massa produtos de 2 nanômetros em 2025 e, antes disso, precisa configurar as máquinas e iniciar o processo de produção experimental. Este processo garante que as máquinas estejam em condições de funcionamento para suportar a produção em massa. Ele também testa o rendimento dos produtos para evitar que quaisquer impurezas ou produtos defeituosos sejam produzidos em larga escala durante o processo de produção em massa.

Caminhões-tanque saem da fábrica da TSMC em Taiwan, enquanto navegava em uma seca histórica e demanda de chips em 2021. Imagem: CNA

O local de Taichung será construído na expansão do parque científico Zhong-ke, e os planos para a expansão do parque foram apresentados ao governo da cidade em março do ano passado. No entanto, desde então, nenhuma aprovação foi concedida, pois as autoridades municipais não têm certeza sobre o impacto do plano no consumo de água e eletricidade dos residentes.

As concessionárias de serviços públicos de Taiwan, Taiwan Power e Taiwan Water, ambas pertencentes ao Ministério de Assuntos Econômicos, garantiram que o uso de água e energia da usina de 2 nanômetros não afetará os residentes de Taichung. Isso acelerou a expansão de Zhong-ke, com o plano de expansão colocado na agenda do governo da cidade de Taichung. No entanto, conforme destacado acima, pode ser tarde demais para a construção da usina começar ainda este ano.

Do outro lado do mundo, na América, a nova fábrica da TSMC no Arizona começou a instalar máquinas avançadas de fabricação de chips EUV. Os relatórios sugerem que a fábrica do Arizona ainda requer 2.000 trabalhadores para instalar equipamentos, e o local tem sido uma fonte de considerável controvérsia, já que os funcionários locais criticaram a TSMC por trazer especialistas taiwaneses para instalar as máquinas.