Isso não é um conselho de investimento. O autor não tem posição em nenhuma das ações mencionadas. Wccftech.com tem uma política de divulgação e ética.

Lucid Group ( NASDAQ:LCID ), um varejista de EVs de luxo, bem como tecnologia de bateria avançada, está atualmente se deliciando com a aura de ter alcançado um marco importante. Com os EVs da Lucid Air agora chegando à estrada, o estoque está se aproximando de níveis elevados vistos pela última vez na fase SPAC pré-fusão.

O Lucid Group é um estudo de caso fascinante. Afinal, é uma marca puramente americana. No entanto, devido a investimentos significativos de entidades de alto perfil no Oriente Médio - principalmente o Fundo de Investimento Público Saudita (PIF) - a empresa está desempenhando um papel vital na transformação verde em curso de uma região que há muito se acredita ser um playground do grande indústria petrolífera.

Fonte: https://oec.world/en/visualize/tree_map/hs92/import/sau/show/178703/2019/

Antes de discutir as especificidades do potencial inesperado do Lucid Group, vamos primeiro dar uma olhada no mercado automotivo da Arábia Saudita. O Reino abriga o maior mercado desse tipo no GCC, respondendo por cerca de metade de todas as importações de automóveis da região. O gráfico acima apresenta uma divisão geográfica detalhada das fontes de importação de automóveis. Tenha em mente que, devido à falta de transporte público, a posse de carro per capita em todo o GCC é bastante alta. Além disso, a Arábia Saudita também está testemunhando uma espécie de boom automotivo atualmente, com motoristas do sexo feminino agora autorizadas a pegar a estrada. Em 2020, 3 milhões de mulheres foram projetadas para começar a dirigir, em contraste com 500.000 homens adicionais. Espera-se que essa inclinação demográfica em favor da direção feminina continue, já que o desequilíbrio histórico agora se corrige.

Isso nos leva ao cerne da questão. A visão da Arábia Saudita para 2030 visa localizar pelo menos metade do volume atual de importação de veículos , criando uma oportunidade considerável para o Lucid Group e outros fabricantes de automóveis no processo. Em 2019, o Reino importou veículos no valor de US$ 12,5 bilhões . Isso significa que, até 2030, o Reino pretende produzir pelo menos US$ 6,25 bilhões em carros localmente. Para fazer isso, a Arábia Saudita está em negociações com vários grandes fabricantes de automóveis em todo o mundo, incluindo Ford, Chevrolet, General Motors, Nissan e Toyota. O Reino pretende estabelecer um polo de fabricação de veículosem sua costa oeste, conforme reportagem da Bloomberg. Além disso, a Schneider Electric Saudi Arabia e a GREENER by IHCC assinaram recentemente um acordo de parceria para desenvolver infraestrutura de mobilidade elétrica no Reino.

Então, como o Lucid Group se encaixa nesse paradigma emergente? Como cobrimos repetidamente, o Lucid Group está programado para estabelecer uma fábrica de $ 3 bilhões na Arábia Saudita até 2024. A autoridade saudita de padrões e metrologia, bem como o ministro de investimentos do Reino, fizeram declarações públicas a esse respeito. Até o momento, o Lucid Group é o único grande fabricante de veículos elétricos a ter planos sólidos para estabelecer uma presença importante na região. Isso significa que a empresa pode desfrutar de uma vantagem prolífica de pioneirismo.

Em outro importante anúncio recente, a Arábia Saudita determinou que pelo menos 30 por cento dos carros na capital Riad seriam elétricos até 2030. O plano reduziria pela metade as emissões de carbono da cidade nesta década. Com uma população de cerca de 8 milhões de pessoas, só esta iniciativa criaria uma demanda de mais de 2 milhões de veículos elétricos até 2030. Lembre-se de que os SUVs de luxo representam cerca de 20% das importações do Reino atualmente. Esse cenário se encaixa perfeitamente com o lançamento do SUV Gravity do Lucid Group em 2023.

No entanto, os detratores argumentariam que a Tesla ( NASDAQ:TSLA ), como atual líder de EV, pode ganhar muito com essa transição verde em andamento. Bem, é aqui que entra a vantagem do pioneirismo do Lucid Group. Primeiro, de acordo com a reportagem da CNBC Arabia, a Arábia Saudita constitui o segundo maior mercado para pré-encomendas da Lucid Air, atualmente com cerca de 13.000.

Em segundo lugar, o Reino está atualmente exibindo o Lucid Air EV em vários fóruns, orgulhando-se da participação considerável que o PIF saudita ainda mantém no Lucid Group. Como ilustração, basta olhar para a quinta edição recentemente concluída do Future Investment Initiative Forum, realizada no King Abdulaziz International Conference Centre em Riad. O local exibiu os EVs da Lucid Air em um local privilegiado (veja as imagens no relatório com hiperlink), consolidando ainda mais a vantagem pioneira da empresa. Não vejo nenhum Tesla no local. As pessoas muitas vezes subestimam o poder do patrocínio do Estado na Arábia Saudita, que continua sendo um elemento poderoso para o sucesso comercial.

Claro, isso não exclui uma pegada Tesla mais tarde. No entanto, o maior fabricante de veículos elétricos do mundo teria que estabelecer uma pegada de produção considerável no Reino para aproveitar as vantagens atualmente oferecidas pelo Lucid Group.