O Vimeo finalmente entrou na onda do 4K. A partir desta terça-feira (9), assinantes do serviço PRO poderão fazer upload de vídeos na nova resolução e oferecê-los via download direto para seus usuários. Ainda não é dessa vez, porém, que o streaming 4K desembarca no concorrente do YouTube, já que não é possível baixar e executar ao mesmo tempo qualquer conteúdo em resolução 2160p.
Onde e como assistir vídeos em 4K na Internet; veja lista de streaming
O Vimeo PRO é um serviço pago que oferece diversas vantagens a quem utiliza um canal canal para fins comerciais ou mesmo para divulgar seu trabalho independente, como 1 TB de armazenamento, banda ilimitada para uploads, suporte a vários tamanhos de tela, estatísticas e, agora, o suporte a vídeos 4K.
Segundo o diretor técnico do Vimeo, Andrew Pile, o streaming na resolução máxima foi deixado de lado por enquanto pois “não há reprodutores de vídeo 4K com preço viável para o consumidor, e só poucas pessoas têm monitores com essa resolução em seus desktops”.
Vale lembrar que o YouTube já oferece streaming em tempo real de vídeos em 4K desde 2010 com uma lista restrita, e liberou o upload por qualquer usuário em 2014.
Para isso, o Google apostou em um novo codec para otimizar a transferência dos arquivos, geralmente grandes demais mesmo para conexões banda larga de alta velocidade: o VP9, que substitui o mais popular HEVC. O Vimeo não divulgou quais codecs seu reprodutor irá suportar.
Via Vimeo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco redes sociais com propostas diferentes para experimentar
- Paciência Spider: veja como jogar o clássico game de cartas
- Xbox LIVE terá Rayman 3 e Gone Home de graça em outubro
- Ainda vale a pena comprar um Galaxy Y? Confira análise
- Novo padrão HDMI vai permitir conexão com portas USB-C; entenda
- Final Fantasy 7 Remake: confira a evolução de visual dos personagens
- Skin do Demolidor no Fortnite: veja detalhes e como pegar de graça
- Apps para Android: Facebook, WhatsApp e outros destaques da semana
- Como usar a realidade aumentada do Google? 5 perguntas e respostas
- Como navegar mais rápido na internet do Android