O crescente número de vulnerabilidades do Adobe Flash Player está cobrando seu preço. O plugin, que já foi um dos mais usados na Internet, passou a ser oficialmente bloqueado por padrão na nova versão do Mozilla Firefox. A decisão ocorreu devido ao grande número de problemas que atingem o software para navegadores, que só em 2015 já foi vítima de pelo menos três falhas graves diferentes.
Hackers exploram falha ainda sem solução no Flash; saiba como se proteger
A mudança foi informada pelo chefe da equipe de suporte do Firefox, Mark Schmidt, através de sua conta no Twitter. Segundo ele, isto ocorreu devido ao grande número de falhas descobertas no software, mas o bloqueio é temporário.
“O Flash só será bloqueado até a Adobe lançar uma versão que não seja ativamente explorada [por hackers]”, explica Schmidt.
Como forçar e ativar o Flash no Firefox?
Apesar da atualização bloquear o Flash por padrão, isto não significa que o Firefox deixou de funcionar com o plugin. Caso deseje, um usuário pode habilitá-lo novamente a partir do menu de complementos do navegador, clicando na aba “Plugins”, selecionando o Flash e clicando na opção “Sempre ativar” ou "Perguntar Antes de Ativar".
O Flash sempre foi um plugin essencial para navegar na web, mas há anos ele tem sido gradualmente substituído por outras alternativas mais modernas e que usam menos recursos e energia dos dispositivos. O YouTube, por exemplo, passou a usar o player de HTML5 por padrão no início de 2015.
Facebook reclama do plugin
O primeiro golpe de peso contra o Flash ocorreu no lançamento do primeiro iPhone, que não era compatível com a tecnologia. Na época, Steve Jobs, o CEO da Apple, explicou que a decisão foi tomada por que o plugin não foi desenhado para telas em touch screen e consumia muita energia.
Outro fator que influenciou Jobs foram as constantes falhas de segurança do Flash. Desde o início de 2015, por exemplo, foram descobertas pelo menos três vulnerabilidades graves no plugin, algumas inclusive permanecem até o momento sem solução.
Isto fez também com que, na segunda-feira (13), o chefe de segurança do Facebook
Via Mozilla, Engadget e The Verge
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mass Effect Andromeda tem gameplay revelado no The Game Awards
- Headset SteelSeries: conheça cinco modelos vendidos no Brasil
- Review: Pulse Head Beats PH 339 oferece boa qualidade sonora com preço baixo
- PlayStation 4 Slim, versão menor do PS4, ganhará edição branca
- TripAdvisor: como se cadastrar e criar um perfil completo no app
- Epic Seven: dicas para começar bem no jogo de anime para celulares
- Novo modo história de Street Fighter 5 traz novidades; confira teste
- Notebooks Avell com placa GeForce RTX chegam ao Brasil; veja preços
- Veja como rotear Internet no notebook sem instalar nada
- Spotify ganha suporte oficial ao Chromecast; veja como usar