O DualShock 4 trouxe muitas novidades no PlayStation 4 em relação a outros joysticks de consoles da Sony, porém uma das mais sutis é a barra de luz na frente do controle, normalmente utilizada para identificar cada usuário. Ao jogar no escuro, no entanto, ela pode ser uma ferramenta extra de imersão, como muitos títulos fazem. Confira alguns dos usos mais interessantes da barra de luz do DualShock 4 em jogos.
Confira os códigos e cheats para GTA 5 no PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PCs
No nível mais básico de interação, cada protagonista da história possui sua própria cor na barra de luz, nada muito chamativo. O uso mais interessante fica por conta das perseguições policiais, nas quais o controle começa a piscar em vermelho e azul para imitar as sirenes da polícia.
Um dos usos mais comuns da luz está aqui em Destiny, que é mudar seu tom para vermelho quando seu personagem está com pouca energia. Porém, ela também fica amarela quando seu ataque especial está carregado e branca quando você ativa a lanterna do seu Ghost, permitindo um bom nível de imersão.
Tomb Raider Definitive Edition
A lanterna de Destiny no entanto, perde fácil para o uso da barra de luz na remasterização de Tomb Raider. Quando você está em um ambiente escuro e acende uma tocha, o controle alterna entre os tons amarelo e vermelho para fazer parecer que o fogo está mesmo na sua mão.
O tema principal da série Infamous toma também a maior parte da função da barra de luz em Second Son, exibindo uma cor de acordo com seu karma. Por exemplo, quanto mais maldades seu personagem faz, mais forte ficará a cor vermelha no controle. Além disso, quando você tenta pichar uma parede ela também exibe a cor do spray.
Toda a imersão e suspense do novo título da série Alien praticamente exigem que ele seja jogado no escuro, onde a barra de luz do DualShock 4 tem uma função que aumenta ainda mais a tensão. Ao usar o detector de movimento no jogo, o controle pisca com as mesmas cores verde e branco indicando se a criatura Alien está por perto.
Ainda na temática de se esconder, toda a proposta de Thief é que o jogador se mantenha nas sombras, sem ser visto e evitando confronto direto com inimigos. Para ajudar na sua tarefa a barra de luz do joystick avisa quando você está completamente visível, fazendo uma luz branca brilhar forte.
Outro jogo de suspense que utiliza bem a luz para imersão é Outlast, com seus ambientes extremamente escuros. Devido a falta de iluminação jogadores às vezes precisam utilizar óculos de visão noturna, os quais deixam tudo em um tom esverdeado, cor que o DualShock 4 também exibe para aumentar a imersão.
O uso da barra de luz em Transistor também é bastante interessante, simbolizando a própria espada Transistor que os jogadores carregam. Quando a espada começa a falar a luz do DualShock 4 começa a piscar em azul no mesmo ritmo que as palavras saem da boca da Transistor, para fazer parecer que você realmente está com a espada em suas mãos.
Talvez um dos usos mais sutis da barra de luz esteja em Fez, apesar de não deixar de ser criativo. Dependendo da hora do dia dentro do jogo a luz do seu DualShock 4 irá acompanhar a iluminação natural do local.
O que você acha da bateria do DualShock 4? Comente no fórum do TechTudo.
Via Joystiq
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Na onda do iPhone X: celulares com notch invadem o Brasil
- Apps de vídeo: veja alternativas ao Clips para celulares Android
- Call of Duty Warzone: 8 coisas que precisam melhorar no Battle Royale
- Leilão da Receita no Ceará oferece MacBook por a partir de R$ 2,2 mil
- Cinco aplicativos para assistir a doramas online no celular
- Final Fantasy XV: confira dicas para vencer o chefe Ifrit no game
- Sete fatos sobre Curiosity, o rover da Nasa que explora Marte
- Câmera fotográfica 'anti-clichê' impede usuário de tirar fotos comuns
- F1 2019 terá edição especial com Ayrton Senna e Alain Prost
- Yellow lança bicicletas elétricas no Brasil; veja como funciona e preço