A Samsung, em colaboração com o MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos), desenvolvem um novo tipo de tecnologia que vai permitir que as baterias, no futuro, não sofram desgaste em virtude do uso prolongado e durem por muito mais tempo. As descobertas foram divulgadas na revista Nature Materials.
Descubra as dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones
Atualmente, a bateria que faz o seu smartphone funcionar usa um composto líquido de lítio para armazenar carga. O que faz com que ela libere eletricidade é o movimento desses íons no interior da bateria. Com o tempo, as células com o líquido, chamado de eletrólito, acabam sofrendo desgaste e a retenção de carga por elas fica menor.
A ideia do MIT e da Samsung é substituir o eletrólito líquido por algum material sólido. De acordo com os estudos realizados, esta nova abordagem para o problema elimina o desgaste das células, garantindo que mesmo depois de anos de uso prolongado, as baterias mantenham a capacidade de reter a mesma carga que armazenavam quando novas. Além de não sofrer tanto com o desgaste, o uso do composto sólido aumenta a segurança dos usuários: por não ter nenhum composto explosivo no interior da bateria, vazamentos e impactos não causariam acidentes.
Usar o smart enquanto carrega a bateria estraga o aparelho? Descubra no Fórum do TechTudo!
Outras vantagens mencionadas pelo time de pesquisadores é o fato de que, em tese, o uso do eletrólito sólido pode favorecer a criação de baterias com maior densidade energética (maior capacidade de armazenar energia no mesmo espaço). O estudo também mostrou que, ao contrário das baterias atuais q
A tecnologia ainda está em processo de desenvolvimento e não há data para chegar ao consumidor. Mas o envolvimento da Samsung garante interesse da indústria na fabricação e financiamento garantido para o processo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Instagram muda jeito de pedir conta verificada e libera funções de segurança
- Cinco acessórios para deixar a câmera do Android ‘profissional’ por até R$ 20
- Geforce GTX 970 ou Radeon RX 480? Veja qual placa vale a pena
- Como pesquisar dentro de vídeos do YouTube
- Microsoft Whiteboard
- Kindle Paperwhite 2018: e-reader resistente à água custa R$ 499 no Brasil
- Facebook quer reduzir coleta de dados de mensagens no Android
- Após polêmica, Netflix diz que usuários podem dividir senhas
- Como resolver o erro M7702-1003 do Netflix no Chrome
- Apple reforça segurança do iPhone para evitar invasão de policiais e FBI