A Mozilla anunciou nesta sexta-feira (21) que o Firefox ganhará em breve suporte a algumas extensões feitas para outros navegadores, como Chrome e Opera. Isso graças a uma nova API, chamada WebExtensions, semelhante a que a maioria dos concorrentes do browser usam atualmente.
Mozilla testa navegação privada mais segura em versão beta do Firefox
A novidade vai facilitar a criação de conteúdos multiplataformas. A desenvolvedora explicou que mudanças foram feitas para aproveitar novas tecnologias, como Electrolysis e Servo, além de proteger usuários de spyware/adware e encurtar o tempo necessário para revisar add-ons. A empresa já havia anunciado a nova forma de certificação de extensões como parte dessa reformulação.
A Mozilla confirma que uma versão mais rápida será lançada em breve, com a tecnologia Electrolysis, que terá suporte para todas as novas extensões. Além disso, será compatível a API WebExtensions. A ideia é estimular desenvolvedores a criar plugins que possam funcionar em vários browsers.
Qual é o melhor navegador na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo.
“Para nossa comunidade, isso trará benefícios como esta questão de multiplataformas, mas também precisará que muita coisa seja redesenhada. Estamos fazendo um grande investimento e vamos trabalhar com a comunidade para que esta transição seja feita da melhor forma possível”, afirma a Mozilla em comunicado.
Entretanto, os desenvolvedores precisarão mudar suas extensões para que elas continuem funcionando. A começar pela revalidação de segurança, que começa no Firefox 41, com data de lançamento prevista para 22 de setembro. A expectativa é que a nova API já entre em funcionamento no Firefox 43, em dezembro.
Co
Para os usuários, as notícias são boas. Afinal, eles terão um browser mais rápido e seguro, além de uma biblioteca de extensões com mais qualidade, com muitos dos apps da Chrome Web Store.
Via Mozilla
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- GTA 5: atualização festiva traz árvore natalina, novas armas e carros
- Radeon RX 460 e RX 470: conheça os detalhes das placas de vídeo da AMD
- Android teve menos de 1% de infec??es em 2014, diz relat?rio do Google
- Windows 10 travando depois da Anniversary Update? Saiba resolver
- Como jogar Fire Emblem Heroes no PC com emulador de Android
- Windows 10 chega a 500 milhões de dispositivos
- Dicas para jogar Heavy Rain e mandar bem no PS3 e PS4
- Mapa do coronavírus no Brasil: site monitora casos de Covid-19 por estado
- Como reverter mudanças no registro do Windows 10
- PUBG Mobile: cinco curiosidades sobre o cenário competitivo do jogo