O Launchpad é um recurso que permite ver e acessar os programas no OS X como se estivesse no iOS do iPhone ou do iPad. Embora possa parecer um retrocesso, o recurso permite acessar e usar aplicativos bem mais rápido do que utilizando a pasta "Aplicativos" ou a busca do sistema.
Mac travou? Saiba o que é NVRAM e como redefini-la para iniciar o OS X
Confira o passo a passo de como organizar seus aplicativos com o LaunchPad no OS X e aproveite a funcionalidade para otimizar seu tempo de trabalho no Mac.
Acessando o LaunchPad
Para executar o Launchpad no OS X, basta clicar no ícone do foguete que fica na Dock do sistema. Caso você não consiga encontrá-lo lá, é possível iniciá-lo a partir da pasta Aplicativos.
Dependendo de qual Mac ou teclado você estiver usando, também é possível executar o Launchpad pressionando uma tecla para fazer isso. Por exemplo, em alguns teclados e notebooks da Apple, a tecla padrão é F4.
Uma vez que o Launchpad for aberto, você verá uma tela semelhante a do iPad, que mostra mostra todos os aplicativos instalados atualmente.
Quem estiver usando um Trackpad pode navegar no Launchpad e passar através das diferentes telas. Basta arrastar para a esquerda ou para a direita. Já se você usar um mouse, clique e arraste para a esquerda ou para a direita para mudar de tela.
Quando estiver com pressa, o Launchpad também permite digitar o nome do aplicativo no campo de busca.
Reorganizar Ícones no LaunchPad
O Launchpad funciona basicamente do mesmo modo que a tela do iPad/iPhone. Para alterar a organização dos ícones, basta clicar em um ícone e segurar, até que eles comecem a tremer.
A partir daí você pode arrastar o ícone que quiser, para onde quiser, simplesmente arrastando e reorganizando os ícones na mesma tela ou em uma diferente. Você pode até mesmo colocar um ícone em uma pasta, como na imagem abaixo.
Criando pastas no LaunchPad
Para criar uma nova pasta, clique e segure em qualquer um dos ícones de aplicativos. Quando eles começarem a tremer, arraste e solte um ícone um em cima do outro e o Launchpad automaticamente criará uma nova pasta contendo os dois ícones.
O nome da pasta será automaticamente definido para a categoria dos dois aplicativos que você adicionou. Se você quiser alterar o nome, basta abrir a pasta clicando nela e, em seguida, clicar no título para renomeá-lo.
Vale lembrar que a criação de pastas no Launchpad não afetará a estrutura de diretórios de seus apps na pasta de Aplicativos. Além disso, como o OS X permite o uso de emojis em nomes de arquivo, se quiser, você pode usar uma figura para nomear aplicativos ou pastas no Launchpad.
Excluindo Apps no LaunchPad
A Apple incluiu a opção de excluir aplicativos de dentro do OS X, mas este método tem duas falhas. A primeira é a exclusão não funcionar para apps que vem instalados no OS X ou que não são da App Store. Além disso, a mudança não irá excluir as preferências de aplicação do seu sistema.
Com isso, você pode excluir um aplicativo, clicando e segurando em um ícone até que ele começe a mexer. Em seguida, clique no “X” no canto superior esquerdo do ícone do aplicativo.
OS X irá pedir a confirmação de que você realmente deseja excluir o aplicativo; clicando no botão Remover irá deletar a aplicação do seu Mac.
Pronto! Com essas dicas você já pode usar o Launchpad para organizar e acessar seus programas.
Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o app Likee para criar vídeos animados com música e efeitos
- Como personalizar partidas multiplayer em Call of Duty: Black Ops 3
- Galaxy A21S vs Galaxy A12: compare preço e ficha técnica
- Hearthstone Battlegrounds: tudo sobre o modo novo do jogo de cartas
- PK XD: como conseguir moedas (dinheiro) grátis
- Saiba como ativar cheats em Final Fantasy 7 na versão do PS4
- Como dar zoom ao gravar um vídeo no WhatsApp para iPhone
- Nintendo anuncia Pokémon Let's Go, e Pokémon Quest para Switch e celulares
- Facebook mostra alerta de privacidade para todos os usuários; entenda
- No ritmo de MSI, relembre a histórica line up da Gambit Esports