O ZenFone Zoom, smartphone para quem quer uma câmera fotográfica com zoom de qualidade, faz mais uma aparição na IFA 2015. O aparelho conta com um conjunto de 10 lentes que pode chegar a 3x de aproximação. Durante a feira, conseguimos testar rapidamente o aparelho e o resultado foi bastante interessante.
Roteador super-rápido e PC 4K são as apostas da ASUS na IFA 2015
O celular foi anunciado, inicialmente, na CES 2015, onde esteve "protegido" por um vidro, indisponível. Apareceu ainda no MWC, em Barcelona, e na Computex, em Taiwan. Agora, na IFA, ele está disponível para testes, numa versão que, segundo executivos da Asus, já é bem próxima da final - que deve ir às lojas em meados de 2016.
Câmera
O grande destaque do device é, na verdade, seu único diferencial. As 10 lentes da câmera, em vez de estarem posicionadas uma atrás da outra, ficam "deitadas" com dois prismas nas pontas - similar a um periscópio. Isso, teoricamente, aumenta a qualidade das imagens na hora de dar zoom. Essa tecnologia, aliada à estabilização ótica de imagem (OIS), realmente proporciona uma bela experiência.
O sensor é um Panasonic de 13 megapixels, que consegue combinar quatro imagens e atingir impressionantes 52 megapixels, no que a Asus chama de "Super Resolution".
Para contextualizar, vale lembrar que praticamente todos os celulares possuem um sistema de zoom. A aproximação, no entanto, é feita via software. Basicamente, é como se ampliássemos, digitalmente, a imagem. O zoom ótico, por outro lado, consegue o efeito mecanicamente, através da combinação de lentes. Daí a qualidade superior
No Zenfone Zoom, este, mesmo ao ser ativado rapidamente, responde de maneira precisa e ágil, e dificilmente perde o foco. Além disso, as imagens tiradas com a máxima aproximação não aparecem granuladas. Pelo contrário, continuam com alta qualidade - respeitando as limitações do aparelho.
Design
Apesar do potencial da câmera, o celular continua fino, com 5mm de espessura - mas a Asus conta sua parte mais fina. Na parte maior, o Zenfone Zoom tem 12mm de espessura, o que não é nada ruim, aliás. De acordo com a Asus, esse é o menor smartphone com tecnologia DSLR-like. Vale lembrar que o Galaxy S4 Zoom é a grande referência nesse setor.
A traseira do Zenfone Zoom, onde está a potente câmera, lembra o design de outros celulares, como o Nokia Lumia 1020. Há um ligeiro "calombo" que, se não chega a ser como uma câmera portátil, causa estranhamento pelo enorme círculo que esconde o conjunto ótico.
Novo Moto G ou ZenFone 5? Qual devo comprar? Comente no Fórum do TechTudo
A pegada do aparelho é desconfortável no início. Você precisa se acostumar com o "calombo", mas, novamente, ao contrário do Galaxy Zoom, isso não atrapalha o desempenho. Os botões de comando da câmera, zoom e disparador, estão perfeitamente localizados ao alcance da mão. Logo, fica bem prático tirar suas fotos, fazer o zoom ou simplesmente comandar o aparelho. No entanto, até esta versão, o botão disparador não aciona a câmera - como ocorre na linha Sony Xperia ou no celulares Lumia.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Usar um adaptador USB para HDMI funciona? Veja modelos no Brasil
- Titanfall 2 ? anunciado para Xbox One, PC e PlayStation 4
- Instagram, Uber e Facebook: 12 apps que mudaram de visual
- Twitch: xQc leva quarto ban após trapacear em torneio de Fall Guys
- Veja como calibrar a bateria do seu notebook e fuja de 'apag?es'
- Ubisoft revela segundo ano de expansões de Rainbow Six: Siege
- Comprou notebook novo? Veja o que fazer antes de começar a usar
- Lista reúne os melhores jogos gratuitos do Nintendo 3DS
- Internet Explorer: 62 atalhos de teclado
- Como apagar links recebidos no WhatsApp