Em um dia recheado de novidades, a Apple anunciou o iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPad Pro, uma Apple TV renovada e mais detalhes do Apple Watch. A empresa da maçã também divulgou que a versão final da próxima atualização do sistema operacional OS X El Capitan estará disponível para os usuários a partir de 30 de setembro. O software, de número 10.11, que está em beta público, deve ter uma série de melhorias de segurança, mudanças de design nos aplicativos.
O update deve trazer uma interface gráfica mais clara e uma nova fonte. O sistema operacional também ganhou um recurso que permite usar dois aplicativos em tela cheia, ao mesmo tempo, e melhorias nas buscas do Spotlight. O navegador Safari, por sua vez, vai permitir fixar guias e ganhou um botão mudo.
Por baixo dos panos, o OS X El Capitan ganhou um novo sistema de segurança chamado “System Integrity Protection”,desenhado para impedir que alguns aplicativos possam modificar pastas, processos e arquivos, mesmo que possuam permissões de usuário.
O OS X também recebeu um novo conjunto de APIs chamada Metal, que deve facilitar a vida de desenvolvedores de aplicações que envolvam gráficos 3D, prometendo acesso mais rápido ao GPU, o que garante um processo de renderização de imagens 40% mais eficiente.
A nova versão também terá um aplicativo chamado Notas, que permite que o usuário crie pequenos lembretes e listas – incluindo fotos, links e vídeos – que podem ser sincronizados com o iPhone e acessados em qualquer lugar.
... o/Apple)" height="397" width="695">Nova versão do OS X pode ser baixada a partir do dia 30 de setembro (Foto: Reprodução/Apple)
A data de lançamento do OS X El Capitan ocorreu durante o evento de lançamento do iPhone 6S. A página oficial do sistema operacional, que o anunciava para os próximos meses, foi atualizada para a nova data. O update será gratuito para todos os usuários de computadores Apple.