O Facebook liberou nesta quarta-feira (23) vídeos em 360 graus. Com a novidade, os usuários poderão assistir os vídeos no feed de notícias e também carregar seus próprios, caso tenham os equipamentos necessários.
O novo recurso é semelhante ao já existente no YouTube. Várias páginas do Facebook carregaram seus próprios vídeos para demonstrar a tecnologia, como a GoPro (gopro/videos) e o jogador de basquete LeBron James (LeBron/videos). Por enquanto, o formato só funciona na versão web e no aplicativo para Android. O suporte para iOS (iPhone) deve chegar em alguns meses.
Vídeos em 360º podem ser vistos no desktop ou aplicativo para Android (Foto: Divulgação/Facebook)
“Com o passar do tempo, nós percebemos que os usuários gostam de conteúdo mais imersivo em seus feeds. Esta é uma das razões para o vídeo estar sendo bem sucedido no Facebook”, explica a rede no blog oficial.
Esta não é a primeira mudança que o Facebook faz em seu sistema de vídeos neste ano. Em 2015, a rede social também implementou novas métricas, vídeos secretos e streaming ao vivo.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, falou sobre vídeos esféricos em abril (Foto: Reprodução/Facebook)
Como usar
Ao reproduzir o vídeos, os usuários podem escolher de qual ângulo querem assistir, basta arrastar o mouse na tela do
... PC, deslizar para a direção que deseja visualizar com o dedo ou girar o smartphone.
YouTube
O YouTube permite assistir e carregar vídeos em 360 graus desde março deste ano. Desde que a novidade chegou no site, os usuários podem aproveitar o formato movendo o tablet ou smartphone em torno de si mesmo para diferentes ângulos, ou arrastando para onde quiser através do mouse no PC.