Há uma série de bordões sobre práticas que ajudam ou atrapalham o Wi-Fi. Diagnosticar a causa dos problemas de conexão e seguir dicas para melhorar o sinal são dois passos importantes, mas é preciso saber também o que não adotar. Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o Wi-Fi.

Novo ASUS AC5300 ou o top AC3200, da D-Link, qual o roteador mais veloz?

1. Colocar senha no roteador melhora o sinal de Wi-Fi

Falso. Ao colocar a senha, você aumentará a segurança dos seus dados e evitará que roubem banda usando sua conexão, mas isso não aumentará a potência do sinal Wi-Fi.

Senha no roteador não aumenta potência do sinal (Foto: Arte/TechTudo)

2. O microondas derruba o sinal de Wi-Fi

Mito. Ele interfere no Wi-Fi porque também opera na frequência 2,4 Ghz, usada na maior parte dos roteadores, o que pode ocasionar perda de sinal. No entanto, o microondas por si só não tem poder de ‘derrubar’ o Wi-Fi.

Microondas não derruba Wi-Fi, mas interfere negativamente no sinal (Foto: Divulgação/Brastemp)

3. Frequência de 5,0 Ghz dá maior alcance ao sinal

Errado. Muita gente pensa que, por ser uma frequência de número maior que o 2,4 Ghz, o sinal chega mais longe. A verdade é justamente o contrário: ele tem menor capacidade de atravessar paredes ou percorrer longas distâncias. Para entender melhor a diferença entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, leia este artigo.

Banda de 5.0 Ghz alcança distâncias menores que a de 2,4 Ghz (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

4. Lata de alumínio melhora o sinal

O tech hack da lata de alumínio funciona sim, e inclusive já foi ensinado no TechTudo. No entanto, é preciso garantir que a lata fique corretamente posicionada em relação à antena do roteador, caso contrário pode ocasionar dispersão do sinal e piorar a conexão.

Truque com lata de alumínio funciona para melhorar sinal Wi-Fi (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

5. Posição do roteador interfere no sinal do Wi-Fi

Verdade. O ideal é que ele fique no cômodo mais central da casa, em posição elevada e o mais livre de obstáculos possível. Isso irá permitir que o sinal chegue em todos os pontos da residência e com boa potência.

Como colocar limite de velocidade no roteador? Veja no Fórum do TechTudo.

Colocar roteador em cômodo central melh
... ora propagação do Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

6. Trocar antena do roteador melhora o sinal

Verdade. A troca de antena do roteador por uma mais potente vai impulsionar o sinal e possibilitar que o Wi-Fi cubra distâncias maiores. Você pode conferir mais informações sobre quando e como realizar o procedimento nesta matéria.

Antenas mais poderosas melhoram o sinal de Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

7. Mais pessoas acessando uma mesma rede Wi-Fi deixa a conexão lenta

A afirmação é correta. Quando você compra um roteador, ele possui uma velocidade fixa, que pode ser de 150 Mbps, 300 Mbps, 1.750 Mbps, etc. Isso significa que quanto mais dispositivos estiverem demandando pacotes de dados, mais tempo levará para executar as ações. É preciso salientar que o fenômeno causa lentidão no uso de internet, mas não reduz a potência do sinal de Wi-Fi.

Lentidão na conexão pode ser ocasionada por muita gente usando mesma rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

8. É preciso trocar o roteador periodicamente para melhorar o sinal

Mito. O que pode acontecer é que roteadores antigos possuem capacidades que já não condizem com a Internet atual. Nestes casos específicos é importante trocar de aparelho, mas o roteador não perde a potência de emissão de sinal com o passar do tempo.

Roteador não perde potência de emissão de sinal com o tempo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo