Um “cérebro virtual” é a nova aposta da SwiftKey para um teclado ainda mais inteligente para usuários de smartphones. A empresa anunciou oficialmente nesta sexta-feira (9) o Swiftkey Neural Alpha, que usa um sistema que emula os neurônios para tentar prever o que as pessoas irão escrever.
A ideia é de compreender melhor o contexto da escrita, podendo assim prever palavras de uma forma mais eficiente do que os teclados atuais. E a base de dados do aplicativo é feita utilizando o conteúdo de seus usuários de versões anteriores. Segundo os desenvolvedores, esta é uma tecnologia pioneira para este tipo de app.
Neural é um teclado mais inteligente (Foto: Divulgação/SwiftKey)
“É a primeira vez que este tipo de modelo de linguagem é criado especificamente para funcionar localmente, no teclado de um smartphone”, diz a SwiftKey.
A tendência é de que, conforme o usuário for utilizando o teclado, ele só melhore. Afinal, vai compreender ainda mais os usos daquela pessoa de cada palavra e terá melhores opções de sugestão do que escrever a cada palavra digitada. O objetivo é chegar a um ponto que ele possa, por exemplo, prever uma frase inteira do usuário.
Para quem desejar testar, o SwiftKey Neural Alpha está disponível para Android. Ainda não há informações sobre seu lançamento para iOS. O teclado, infelizmente, só pode ser usado em