Boas Festas é o terceiro e último Doodle de Natal de 2014, que foi lançado pelo Google nesta quinta-feira (25). A página inicial do buscador mostra uma casa com uma porta verde decorada com o nome da empresa na parte de cima. A partir daí, começa um vídeo em desenho animado – com cerca de dois minutos de duração, ilustrando o espírito natalino.
Doodle animado tem vídeo celebrando viagens de Natal (Foto: Reprodução)
O vídeo tem uma série de pessoas seguindo um caminho, usando variados meios de transporte, desde um skate a um barco, passando por diversas mudanças climáticas até chegarem à casa para celebrar o Natal. No fim, um velhinho com um cachorro é recebido por sua filha em uma casa com uma bela lareira.
Ele foi feito por Matt Cruickshank, e o conceito é de que os feriados, normalmente, envolvem viagens e transporte. Segundo o próprio criador, a ideia era mostrar uma viagem “de porta a porta”, vista por muitos olhos, desejando um ótimo trajeto para o internauta, independente de seu destino final.
Doodles de Boas Festas, lançados nos dias 23 e 24, respectivamente (Foto: Reprodução)
Tradição natalina
Assim como no Halloween, o Doodle de Natal é sempre aguardado pelos internautas. A neve, os elementos como bonecos de neve, trenós e alguns itens decorativos da festa são os que mais aparecem nos desenhos a cada ano. Além, claro, dos presentes e das crianças.
Os Doodles de Boas Festas também costumam ser feitos em série. Como aconteceu no ano de 2008, quando exibiram o processo de um homem construindo alguma coisa para um menino. Ele foi dividido em cinco etapas, entre os dias 21 e 25 de dezembro, com um desenho diferente a cada dia.
O mesmo acontece neste ano. A primeira parte dos Doodles foi feita na última terça-feira (23). Ontem (24) saiu a segunda e hoje, quinta-feira (25), no dia em que, de fato, celebra-se o Natal, encerra-se a série. Inclusive, na década de 90 e no início dos anos 2000, era feito somente um Doodle, como o de 1999, com um boneco de neve.
Data do nascimento do menino Jesus, o Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, com a sua véspera, 24 de dezembro, também sendo muito aguardada. Afinal, reúne-se a família, é feita uma ceia e fica aquela expectativa pela troca de presentes. No calendário cristão, é o que marca o início do Ciclo do Natal, que dura 12 dias.
Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário j
... uliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro. A festa, inclusive, não foi sempre homenagem a Jesus de Nazaré. Ela foi originalmente destinada à festa do nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno.
No entanto, foi reformulada pela Igreja Católica no Século III, com o intuito de auxiliar na conversão dos pagãos dominados pelo Império Romano. Hoje, é um feriado que muita gente, até não religiosa, comemora. É marcado pelo Papai Noel, guirlandas, árvores, as músicas, festas nas Igrejas e ceias.