The King of Fighters passou por muita coisa. De demônios até a falência de sua produtora, a série sofreu muito até ser referência no gênero. Acompanhe as curiosidades de uma das séries de jogos de luta mais icônicas dos videogames que está completando 20 anos:
Qual a melhor série: Street Fighter ou Mortal Kombat? Opine no fórum
- The King of Fighters foi criado por “acidente”
Criada em 1994, a série de jogos de luta The King of Fighters (KOF) não foi pensada para ser uma franquia duradoura. Feita para reunir personagens de jogos anteriores da SNK, a série KOF juntava personagens da série Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors e Psycho Soldier, o objetivo era criar um jogo beat’em up (algo no mesmo estilo de Final Fight e Streets of Rage).
A ideia era que tudo servisse como apresentação do potencial da SNK e sua nova placa para Arcades, Neo Geo MVS. Porém, o projeto inicial foi abandonado e a jogabilidade adotada foi a de um jogo de luta. KOF foi um sucesso imediato, pois além da bela apresentação, trazia várias inovações, como um modo de luta com times de três lutadores e um sistema de esquiva.
- Lutadores que vieram de outros jogos
Como mencionamos no tópico anterior, The King of Fighters’ 94 possui vários lutadores de outros jogos bastante conhecidos. Ryo Sakazaki, Robert Garcia, os irmãos Bogard e Joe Higachi, não são novidade para ninguém, mas os personagens Athena, Sie Kensou, Ralf e Clark têm origens mais obscuras.
Ralf e Clark são os protagonistas do jogo Ikari Warriors, um game de tiro que foi um dos primeiros sucessos da SNK nos arcades. Porém, eles estão com uma aparência bem diferente. Já os personagens Athena e Kensou são os mesmos do jogo Psycho Soldier. Entretanto, eles utilizariam as mesmas roupas do jogo original apenas em KOF XII.
- Personagens que parecem ter saído de animes
Como é produzida no Japão, nem é preciso dizer que a série The King of Fighters possui inúmeras referências a cultura pop japonesa. Contudo, alguns personagens vão além do visual chamativo, e parecem mesmo com personagem de animações japonesas. É o caso de Benimaru e K999.
Benimaru tem um visual e atitude muito semelhante ao personagem Jean Pierre Polnareff do anime JoJo Bizarre Adventure. Já o personagem K999, presente apenas em The King of Fighters 2002, lembra bastante Tesuo, do filme Akira. Inclusive o dublador do personagem no jogo é mesmo do filme.
- Jogo de luta para muita história
The King of Fighters é uma série de jogos de luta como pouco se vê no mundo dos games. Enquanto a maioria possui uma história apenas decorativa, que tende a se repetir nos títulos seguintes, The King of Fighters possui três arcos de história que se estendem ao longo de toda franquia.
As sagas “Orochi”, “Nest” e “Ash”, fazem todo o sentido nos jogos principais da série. Apresentando os personagens em um torneio, uma aventura com intrigas, relíquias milenares e sempre com chefões e novos times diferentes. Personagens que morreram nos arcos da história só aparecem em jogos de “Dream Match”, jogos comemorativos que reúnem todos os personagens. Em The King of Fighters 2003, a série trouxe um novo protagonista, Ash Crimson. Com um jeito bastante cínico, esse personagem depois se tornaria o vilão da sua própria saga.
- A falência de SNK, produtora do game
Bastante conhecida e cultuada no mundo dos games, principalmente pelos seus jogos de luta nos anos 90, nem parece que a SNK foi a falência em 2001. Um dos motivos para a derrota da criadora de The King of Fighters foi a falta de inovação em muitos dos seus jogos, principalmente no quesito visual. A SNK entrou totalmente em colapso em outubro
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Zumbis, estandes sem jogos e mais: veja as ?bizarrices? da E3 2015
- PES 2016 terá clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro
- Confira opções de placas-mãe mini ITX para montar PCs compactos
- Windows 8: como remover as mensagens da central de ações?
- Como criar e usar GIFs e figurinhas no Instagram Stories
- Red Hat debate transformação digital durante edição carioca do Containers of Ideas
- Confira os melhores apps para adicionar filtros em vídeos pelo Android
- Como fazer consulta processual no Jusbrasil
- Outlook para iOS ganha suporte à edição de documentos do Office
- Flickr quer incentivar fotos em 360° com óculos de realidade aumentada