O RealPlayer foi repaginado e passou a se chamar RealTimes, trazendo incrementos importantes para um dos reprodutores de mídia mais conhecidos do mercado, e o colocando de volta na briga pela preferência do público. Ele concorre, entre outros, com o VLC Media Player, programa de código aberto da Videolan famoso pelo suporte nativo a uma infinidade de formatos de vídeo.
aTube Catcher ou KeepVid: qual o melhor para baixar vídeos do YouTube?
Comparamos as principais características dos dois reprodutores para descobrir qual é o melhor para assistir séries e filmes no PC. Confira.
Design: RealPlayer
O RealPlayer não tem um design inovador, mas seu visual é bem mais atrativo do que o do VLC. O programa open source é simples demais, com uma interface composta por uma única janela e pouco incrementos na aparência desde que foi lançado. O RealPlayer, por outro lado, tem um ar mais moderno, com tons em cinza e azul, e pequenos detalhes que fazem a diferença no uso, como os botões coloridos do reprodutor de mídia.
Uso de memória: Empate
Mesmo oferecendo mais recursos, o RealPlayer consome menos memória RAM ao reproduzir exatamente o mesmo vídeo que o VLC. Em nossos testes com um arquivo em MP4, o VLC consumiu cerca de 120 MB de RAM contra a metade usada pelo RealPlayer. Porém, a disputa fica equilibrada quando consideramos o impacto na CPU, que pode ser mais que o dobro quando o RealPlayer está em funcionamento. Isso não significa que um PC com hardware modesto não conseguirá rodar um dos dois por esses motivos, mas vale o registro.
Reprodução de vídeos: VLC
O VLC é conhecido pelo suporte vasto de formatos de vídeo, característica que o coloca na frente do RealPlayer. Por mais que o atual RealTimes já consiga rodar MKV, h.264, MPEG-4, Xvid, DivX 4 e DivX 5, eles só são suportados através de um pacote de codecs adicional que chega com a versão paga do programa. Além disso, nem a versão gratuita suporta todos os tipos de AVI.
O programa da Vi
Recursos extras: RealPlayer
Além de reproduzir vídeos, o RealPlayer organiza sua biblioteca de mídia, converte arquivos para vários formatos – inclusive para áudio MP3 – baixa filmes do YouTube por meio de link e até faz pequenas edições, como cortes e mudança de trilha sonora. Ele ainda vem com suporte à nuvem, onde é possível guardar arquivos e sincronizar entre vários dispositivos, ou gravar DVDs na versão paga.
O VLC é, em comparação, bastante básico. Fora recursos avançados como a reprodução de vídeos por meio de FTP, ele funciona como um player padrão: abre arquivos de todo tipo, aceita legendas externas e amplia o volume máximo se o usuário estiver disposto a sentir alguma distorção.
Conclusão: VLC
O RealPlayer se transformou ao longo do tempo em programa robusto, com diversas ferramentas de vídeo inclusas, que podem conquistar facilmente o usuário em busca de algo mais completo sem comprometer o desempenho do computador. Porém, ele falha no quesito mais importante, que é rodar praticamente qualquer arquivo de vídeo e permitir o uso de legendas no formato SRT.
Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Descubra no Fórum do TechTudo.
Se você busca por um programa que facilite a edição e organização de vídeos, e ainda sirva como ferramenta de backup, o RealPlayer é a ferramenta ideal. Mas, se você quer um programa que sirva para rodar seus vídeos baixados da internet e assisti-los com tradução, o VLC ainda é a melhor opção gratuito do mercado.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iWork ganha atualização no Mac, iPhone e iPad; conheça novidades
- O que é falso positivo no antivírus e o que fazer quando isso acontece
- Como jogar com a personagem Pharah em Overwatch
- Overwatch ganha trailer com novo mapa Junkertown
- Como mudar a velocidade do vídeo no YouTube para Android e iPhone
- Among Us ultrapassa 85 milhões de downloads e é novo sucesso da Internet
- CyanogenMod, versão alternativa ao Android, é relançada como LineageOS
- Lista traz as melhores armas de Dark Souls 2: Scholar of the First Sin
- Galaxy Z Flip: tela dobrável decepciona em teste de durabilidade
- Project Ara: câmera do smart modular é demonstrada no Google I/O