O Gmail anunciou que vai passar a alertar seus usuários sobre o recebimento de e-mails vindo de serviços que enviam mensagens sem criptografia. A decisão é uma resposta para as conclusões de um estudo, realizado pelo Google e especialistas de três universidades norte-americanas, que demonstrou que mensagens não criptografadas são uma potencial brecha de segurança.
Busca do Gmail passa a vasculhar spam atrás de e-mails extraviados
Quando um e-mail é enviado sem que nenhuma medida de criptografia seja aplicada, criminosos que por acaso interceptem a informação não encontrariam grandes dificuldades em ler o conteúdo do e-mail. Assim, o uso de criptografia é uma forma de preservar a privacidade dos usuários.
Ainda não há uma data para que a notificação sobre e-mails não criptografados comecem a aparecer para quem usa o Gmail. Segundo o Google, a perspectiva é de que a novidade comece a chegar nos próximos meses.
Criptografia em números
Segundo o estudo do Google, 43% do volume total de mensagens que chegam hoje nas caixas de entrada @gmail.com são provenientes de serviços que não usam criptografia. Das mensagens enviadas por usuários, 81% delas são encaminhadas à provedores rivais com medidas de proteção ativas, enquanto que 100% do tráfego de e-mail
Segundo o Google, a medida de impor as notificações relacionadas a e-mails que não aplicam criptografia é uma forma de fortalecer a segurança desse tipo de método de comunicação.
Qual é o melhor e-mail, Gmail ou Outlook? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como mandar mensagem presente no Instagram
- 4shared: como baixar músicas em mp3 e outros formatos
- Post carrossel no Canva: como fazer para o feed do Instagram
- Xperia Z3+, Zenfone Selfie e Zenfone Go entram na lista da Lei do Bem
- Black Friday 2016: brasileiro está pesquisando mais e reclamando menos
- Clash Royale: Brasil é bicampeão da Nations Cup 2018; relembre campanha
- Pokémon Sun e Moon: entenda as evoluções Alola Form no game
- WhatsApp 'muda' de nome e pode banir usuários sem idade mínima
- Badoo: o que é e como funciona a nova versão da rede de relacionamento
- Script no Free Fire: download e uso de hack é proibido pela Garena