O Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, criada em 2010 pelos programadores Kevin Systrom e Mike Krieger, se tornou uma febre em pouco tempo. O serviço foi comprado pelo Facebook em abril de 2012, por cerca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 3 bilhões) e, em agosto do mesmo ano, passou a receber uma grande quantidade de atualizações. Em 2017, a rede já conta com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Se você está curioso para saber como a plataforma mudou nestes anos, confira.
Como fazer backup de fotos e vídeos da sua conta privada no Instagram
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Versão web
A versão web do Instagram foi finalmente lançada em 2013, no dia 5 de fevereiro. Na época, esse era um dos recursos mais pedidos pelos usuários e, ao ser disponibilizado, procurava reproduzir a experiência dos aplicativos móveis no desktop, sem muitas inovações e com ausência de algumas funções. Atualmente, já é possível curtir, comentar nos posts e ver as notificações pela tela do PC.
Suporte a vídeo
Revelado em 20 de junho de 2013, o suporte a vídeo foi uma função muito aguardada pelos usuários, que desejavam mais do que fotos para reproduzir seu dia a dia. Na época, a plataforma só suportava conteúdos com até 15 segundos de duração, mas ganhou 13 novos filtros exclusivos e a possibilidade de usar um frame específico como capa. Agora, os usuários podem fazer vídeos de até um minuto.
Instagram Direct
No final de 2013, no dia 12 de dezembro, foi lançado o Instagram Direct, um serviço de mensagens interno no próprio aplicativo, que permite compartilhar conteúdo para usuários específicos ou grupos. A ideia, na época, era concorrer com outros apps de mensagens, como o WhatsApp e o Snapchat.
Boomerang
A próxima grande inovação ocorreu em 2015, com o lançamento do Boomerang. O aplicativo permitia fazer uma série de fotos e transformá-las em um pequeno vídeo em loop. A função foi integrada ao app principal do Instagram em 2016, com a possibilidade de usar o recurso dentro do Stories.
Algoritmo do Facebook
Em 2016 também ocorreu uma das mudanças mais controversas da rede social, com a adição de um algoritmo semelhante ao do Facebook, que decide automaticamente quais conteúdos os usuários estariam mais interessados e filtra o que mostrar em seus feeds. A justificativa apresentada para a alteração, na época, foi que as pessoas não conseguiam ver cerca de 70% do que era publicado.
Stories
Outra mudança marcante foi a introdução do Stories, em agosto de 2016. Semelhante ao Moments do Snapchat, o Stories permite que usuários possam compartilhar conteúdos de fotos e vídeos, para todos os usuários, com tempo de duração máxima de 24 horas. Nela, você sabe quem visualizou as suas publicações, ao rolar a tela para cima, além de poder adicionar textos, stikers e a sua localização.
Vídeo ao vivo
No início, o Stories só possuía suporte para fotos e vídeos mas, em novembro de 2016, passou a permitir também a adição de vídeos ao vivo, outra função também encontrada no Snapchat. Este ano, o recurso recebeu atualização e agora é possível salvar os seus próprios vídeos ao final da live.
Stickers Geográficos
A mais recente investida da rede social parece ser mesmo a área de etiquetas. No final de 2016, a plataforma anunciou uma série de stickers geográficos, que só estão disponíveis em determinadas áreas do mundo. A
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fortnite: players são acusados de trapaça na Copa do Mundo por streamer
- Lançamento do novo iPhone: saiba como assistir ao evento da Apple ao vivo
- CS:GO: entenda o Extrimhack, programa proibido que causa ban em jogadores
- Capinha para iPhone 7: conheça dez opções para comprar no Brasil
- Cinco tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram
- Duolingo libera curso grátis de chinês; app de idiomas funciona no celular
- Como usar o botão de pânico do Galaxy S8; função auxilia em emergências
- CoD Warzone: jogadores são banidos por usarem hack durante campeonato
- Acer revela notebooks com foco em portabilidade e novo cooler para games
- Lista reúne os 10 melhores simuladores para iOS e Android de 2016