O Core i7 7500U é um dos principais processadores da sétima geração (Kaby Lake) da Intel quando o assunto são notebooks, computadores tudo-em-um e desktops compactos.
Com suporte a uma série de tecnologias recentes, a CPU da Intel é uma das mais poderosas encontradas nos laptops vendidos no Brasil atualmente. A seguir, você vai conhecer as especificações técnicas desse processador, seus pontos fortes e saber quais são as boas opções disponíveis no mercado.
Processador para notebooks
Para começo de conversa, o Core i7 7500U não é um processador que você possa comprar para o seu computador.
O 7500U é um Core i7 exclusivo para notebooks, conforme o 'U' na nomenclatura denuncia: a letra faz referência a 'ultra low power': trata-se de uma CPU que consome pouca energia e esquenta menos, fatores que a tornam ideal para uso em notebooks e ultrabooks. Dadas essas características, você também pode encontrar o 7500U em outras aplicações onde ventilação e consumo são importantes: computadores tudo-em-um e desktops compactos, como o Intel NUC.
Especificações
Como a maioria dos processadores da Intel para portáteis, o Core i7 7500U é um dual-core, mas que possui Hyper Threading. Em relação à velocidade, a CPU pode operar a um mínimo de 2.7 GHz, ou acelerar a 3.5 GHz com o turbo ativado, dependendo da situação e demanda do sistema. São 4 MB de memória cache.
Pertencendo à sétima geração da Intel, o i7 7500U dá suporte a uma série de novas tecnologias, como memórias DDR4 e unidades Optane da Intel.
No geral, o i7 7500 chega bem perto de ser o top de linha entre os processadores da série U da Intel. No mercado brasileiro, no entanto, é o melhor processador disponível para notebooks e, do ponto de vista de quem precisa de desempenho, é uma das opções mais interessantes do momento.
Kaby Lake vs Skylake
O antecessor direto do 7500U é o 6500U, da sexta geração (Skylake). As diferenças são bem pequenas e incidem, basicamente, apenas na velocidade do processador que subiu 15% de um ano para o outro, 3.1 contra 3.5 GHz, em termos de frequência máxima
Mas todos as demais especificações das duas CPU acabam em paridade, o que para boa parte dos usuários pode significar que comprar um computador com a versão 6500U do Core i7 pode ser um bom negócio: a capacidade de processamento é quase a mesma, mas o preço pode ser bem mais em conta.
Performance gráfica
O Core i7 7500U conta com uma GPU Intel HD Graphics 620, que pode operar a até 1.05 GHz de velocidade. Em linhas gerais, a GPU a bordo desse processador é sensivelmente superior àquelas usadas pela Intel nos processadores anteriores: i7 5500U e i7 6500U.
Ela oferece suporte à reprodução de vídeos em 4K a 60 quadros por segundo e conta com aceleração de hardware para conteúdo em HEVC x265.
Entretanto, a HD Graphics 620 da Intel deve ser vista com desconfiança para usuários que precisam de maior capacidade de processamento gráfico. A placa não tem ambições gamer e em operações mais pesadas, que dependem de alta capacidade de processamento de vídeo. A dica, nesses casos, é procurar notebooks com GPUs dedicadas de performance superior.
Há opções melhores?
Sim e não. No catálogo da Intel, existem processadores para notebooks até melhores que o i7 7500U, mas essas unidades são difíceis de serem encontradas no Brasil. Pertencentes às séries HQ, esses processadores tendem a aparecer
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Saiba quais foram os altos e baixos da IFA 2016
- Como renomear vários arquivos de uma vez, em lote, no Windows
- Cabo HDMI 4K é realmente necessário? Saiba para que serve cada tipo
- Site faz você esquecer séries para assistir como se fosse a primeira vez
- Jogos para iOS: Brothers in Arms, Borderlands e outros tops da semana
- Como baixar vídeos do Facebook no Android com o Chrome
- Moto G5, G5 Plus e módulos para Moto Z: o que esperar da Motorola na MWC
- Como programar o Windows para esvaziar a Lixeira automaticamente
- Xsplit ou OBS Studio? Veja qual o melhor programa para lives de jogos
- Luva inteligente promete ensinar qualquer um a desenhar; entenda