Marcus Hutchins ficou conhecido mundialmente por ser o responsável por parar o WannaCry, ransomware que bloqueava dados e pedia resgate em bitcoins. Na quarta-feira (2), o "herói acidental" foi preso pelo FBI. O jovem foi detido em Nevada, nos Estados Unidos, enquanto voltava para casa após participar do Black Hat and Def Con, evento hacker global e anual que este ano acontece em Las Vegas.
O inglês de 23 anos foi preso acusado de estar envolvido em um ataque conhecido como Kronos. O malware circulou entre 2014 e 2015 e roubava informações bancárias com um arquivo malicioso enviado por e-mail.
Ao todo são seis acusações contra Hutchins envolvendo o Kronos, entre elas o de criar e manter o malware. O vírus estava disfarçado de um arquivo Word anexado ao e-mail que, quando aberto, tinha a missão de coletar informações bancárias nos computadores infectados.
Hutchins ganhou fama internacional ao ser o responsável por parar o WannaCry. Ele descobriu uma forma de evitar que o ransomware se espalhasse pela internet. O vírus que sequestrava os dados dos computadores estava l
Nesta quinta-feira (3) foi descoberto uma movimentação nas carteiras onde foram depositadas os valores do resgate. A estimativa é de que os hackers conseguiram mais de R$ 400 mil. O vírus infectou ao redor do mundo milhares de computadores, entre eles o de empresas que lidam com informações sensíveis como hospitais e fábricas de carro.
Via Reuters, The Guardian e Mashable
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Os melhores acessórios para gamers
- Windows 10 ou Ubuntu? Canonical dá motivos para usar software livre
- Leilão da Receita no Nordeste tem notebooks Lenovo e HP saindo a R$ 250
- Criminosos no Brasil celebram clonagem de cartão com funk no YouTube
- Confira como apagar perfil de um jogador do seu Xbox 360
- Redmi AirDots vale a pena? Veja prós e contras do fone sem fio da Xiaomi
- Bluetooth 5.1 vai oferecer serviço de localização mais preciso
- Apps para Windows Phone: UpadteAdvisor, Dropbox e 'tops' da semana
- Caixa de som Bluetooth: como diferenciar modelos originais de réplicas
- Mais de mil aplicativos para Android acessam seus dados sem permissão