Surviving Mars, jogo de estratégia para PC (via Steam), PS4 e Xbox One, traz como objetivo construir a primeira colônia humana em Marte. Mas com um planeta de recursos escassos, desastres naturais e poucos tutoriais, a jornada não será nada fácil. Por isso, confira dicas para sobreviver no game de construção espacial.
Configure sua viagem a Marte
Diferentemente do Easy Start, a opção Start Game permite que você faça vários ajustes antes de partir em direção a Marte. O planejamento é de extrema importância, pois afetará o nível da missão. Cada patrocinador (sponsor) tem um nível de dificuldade, número de espaçonaves, efeitos e bônus que podem ajudar ou tornar a sua estadia ainda mais desafiadora.
Na hora de escolher o que carregar, leve em consideração o dinheiro que o patrocinador possui e o peso que o foguete é capaz de carregar. Dentre os itens da lista, lembre-se de levar drones e probes. Se sobrar dinheiro, leve algumas construções pré-fabricadas (prefabs).
Compre um Moisture Vaporator para ter uma fonte alternativa de água, o Fuel Refinery para produzir combustível ou o Stirling Generator para obter mais energia na base. A vantagem desses edifícios é que eles já estão prontos, ou seja, não necessitam de material para a construção.
Explore o mapa antes de começar
Não pouse em qualquer lugar. Marte é um planeta desconhecido, com tempestades de areia e regiões sem qualquer fonte de água. Por isso, tome seu tempo e escolha cuidadosamente o local onde será construída a sua base. Fique atento a lista que aparece à direta na tela. Nela, você verá informações sobre a quantidade de matéria-prima disponível, além de uma lista de desastres naturais que podem ocorrer naquela área.
Mas a exploração não acaba por aí. Depois de escolher um local para pousar, faça uma varredura da área em busca de recursos - use os probes para escanear os quadrados do mapa. Vale lembrar que a quantidade de material dependerá da região escolhida na tela anterior.
Selecione a espaçonave e, antes de clicar no chão, veja se o raio de alcance engloba todos os recursos do mapa. Os drones trabalham em uma área limitada, por isso, essa etapa é importante.
Outra dica é pousar a nave um pouco distante da futura área de construção. A movimentação levanta uma grande quantidade de poeira e a areia de Marte danifica as estruturas, principalmente o painel solar.
Construa apenas o necessário
Leia atentamente o que cada prédio faz e preste atenção nos requisitos. Uma construção precisa da outra para funcionar, por isso, não monte tudo o que vê pela frente. Aproveite o material inicial que a espaçonave carregou da Terra para montar sua primeira fonte de energia e uma fábrica para extrair concreto do solo. Qualquer erro ou defeito nas estruturas da base será mostrado por meio dos ícones e alertas na tela.
Em muitos casos, menos é mais. Não adianta ter uma quantidade exagerada de painéis solares em sua base. Assim como existe a possibilidade de um recurso se esgotar, você pode acabar desperdiçando outro ao produzir demais. Use baterias ou tanques para armazenar energia, água e oxigênio caso tenha mais do que o necessário.
Procure por água, oxigênio e energia
Antes de levar vida para Marte, a base deve se tornar um local habitável para futuros colonos. Ou seja, obtenha água, oxigênio e energia. A energia pode ser obtida pelo sol, vento ou outras estruturas mais avançadas. Já a água e o oxigênio são provenientes da mesma fonte.
Os três recursos são carregados por cabeamentos e tubulações pela base. Não crie linhas muito longas e mantenha tubos e cabos alinhados. Ambos são sensíveis ao clima agressivo de Marte e podem se partir facilmente, ocasionando a falta de luz e oxigênio dentro dos domos.
Não esqueça de recarregar os veículos
Os veículos RC Rover, RC Explorer e RC Transport tem um limite de bateria e vão descarregando com o uso. Para carregá-los, coloque os carros em cima de um dos cabos de energia. Se um deles ficar totalmente sem bateria, não se desespere. Use um dos transportes que esteja com a carga máxima para transferir um pouco para o outro.
As estações precisam de mão de obra
Levar pessoas para Marte é importante, pois parte dos prédios de pesquisa e extração precisam ser operados por seres humanos. Além disso, essas construções precisam ser feitas próximas ou dentro de um domo para que a população tenha acesso ao seu local de trabalho.
Desemprego e insatisfação são fatores que devem ser levados a sério. Fique atento às habilidades e pontos positivos de casa pessoa porque eles oferecem bônus nas atividades. Se você tem muitos colonos e poucos empregos, aumente o número de turnos para reverter isso.
A vida dentro de um domo é independente. Os moradores de um não podem trabalhar em outro. Lembre-se disso na hora de escolher os prédios. Por exemplo, coloque o laboratório onde há pesquisadores. Outras profissões terão um desempenho bem inferior na função.
Precisa ir mais longe? Use os túneis
O outro lado do mapa está cheio de materiais e anomalias, mas os drones não conseguem se transportar até lá? Construa um túnel. Desta maneira, os veículos poderão viajar uma curta distância entre uma base e outra para coletar, pesquisar e descobrir novas fontes de energia.
Chame pessoas jovens e habilidosas
De tempos em tempos, você poderá chamar uma espaçonave com pessoas para a sua base – desde que haja combustível suficiente ou foguetes para isso. Na tela de recrutamento, é possível escolher especialização, gênero, idade, habilidades, defeitos e peculiaridades.
Recrute pessoas jovens e com profissões que se encaixem nas estações que você está construindo. Crianças e idosos não podem trabalhar. Evite determinados defeitos, como idiota (idiot), pois essas pessoas podem causar acidentes graves. Pesquisadores são importantes para acelerar a fila de pesquisa e habilitar novas tecnologias.
Deixe os domos mais confortáveis
Os moradores da colônia têm desejos que refletem o nível de conforto da estação. Construções que aumentam a interação social, permitem compras ou jogatinas, melhoram o humor de seus moradores. O conforto está diretamente associado a taxa de natalidade. A criação de hospitais também deixa as pessoas mais tranquilas para ter filhos.
Defina prioridades na sua base
Você não precisa de tudo funcionando ao mesmo tempo. As estações têm turnos por horário, nível de prioridade e botões para ligar ou desligar completamente o funcionamento. Use tudo isso a seu favor.
Se já há concreto o suficiente, desative a fábrica por um tempo. Leve os trabalhadores para outra estação com mais prioridade. Aumente a produção em troca de um pouco de sanidade das pessoas e energia da estação desligando o que você não usa.
Com essas ferramentas você pode produzir e estocar grandes quantidades de material sem precisar gerenciar tudo ao mesmo tempo. Se houver pouca mão de obra especializada, os turnos serão úteis para dividir o trabalho ou focar em uma única atividade.
Qual o seu melhor game no estilo Sandbox? Comente no fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- GTA 5: vídeo compara gráficos das versões para consoles e PC
- Netflix hackeada? Como descobrir e recuperar uma conta invadida
- Como usar o MeetMe, aplicativo de relacionamento rival do Tinder
- WhatsApp: como enviar documentos em PDF
- Android ganha função de privacidade que avisa se suas senhas vazaram
- Como criar um questionário no SurveyMonkey
- Como usar o Modo Retrato do Xiaomi Mi A2
- Minecraft Pocket Edition: veja a lista com os mods mais interessantes
- Como consultar o abono salarial PIS 2019 com o app Caixa Trabalhador
- Como apagar seu histórico de pesquisa no Netflix