Um novo tipo de golpe pelo WhatsApp tenta atrair vítimas com promessas de camisas da Seleção Brasileira de futebol como brinde. O caso, identificado nesse último fim de semana, relembra tentativas de fraudes anteriores, solicitando que uma mensagem com um link malicioso fosse repassada entre amigos e familiares.
A fraude pode ser disseminada tanto pelo WhatsApp quanto por notificações em navegadores para iPhone (iOS) e Android. Segundo a Kaspersky Lab, mais de 2.500 pessoas foram afetadas apenas nas primeiras 24 horas.
A mensagem está sendo disseminada pelo WhatsApp e também por notificações em navegadores como Google Chrome, Firefox, entre outros. A promoção enganosa oferece uma camisa do Brasil para quem compartilhar a mensagem com 30 amigos. Após clicar no link, a vítima é redirecionada para um site falso da campanha.
Em ambos os casos, o usuário é redirecionado para uma página maliciosa que solicita a instalação de um app. Esses aplicativos de origem duvidosa podem trazer adwares, que passa a exibir propagandas no dispositivo em qualquer momento.
De acordo com a Kaspersky Lab, a fraude pode passar despercebida pelos usuários menos atentos, já que se trata de um site falso hospedado na Rússia, país onde acontecerá a Copa do Mundo 2018. Um dos endereços utilizados é o "ru-promos.site", domínio já conhecido em tentativas de golpes anteriores.
Outras tentativas de golpe
O WhatsApp é um dos apps mais populares do mundo, com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. Só no Brasil, são mais de 120 milhões. Ao mesmo tempo, a plataforma vem enfrentando inúmeras tentativas de golpes nos últimos meses, com falsas promoções de Páscoa e durante o Dia das Mulheres.
Para evitar essas tentativas de fraude, é importante sempre estar atento a promoções oferecidas em apps de re
... de sociais e com links desconhecidos, mesmo que enviados por amigos. Outra dica é evitar a divulgação de dados sigilosos, como cartão de crédito e documentos. Você pode ver o Guia Definitivo para evitar em cair em ciladas no WhatsApp.