Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite “tocar” e "sentir" imagens projetadas em 3D. Os hologramas táteis, com são chamados, são resultado de fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objetos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões.
Descubra como aproveitar melhor o Chromecast com dicas especiais
A invenção é composta por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência diretamente nas mãos do usuário. Esta, por sua vez, é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion. Ou seja, quando a pessoa move as mãos em torno do objeto, na verdade são as ondas sonoras que estão se movimentando no ar e pressionando a pele.
A ideia é que a tecnologia trabalhe em sincronia com projetores de holograma comuns, dando a impressão para o usuário de que ele pode ver e tocar um objeto virtual. Em chamadas de vídeo transmitidas dessa forma, seria possível até mesmo cumprimentar uma pessoa do outro lado da linha, por exemplo.
Mas a aplicação inicial da novidade será principalmente na medicina, permitindo que médicos toquem tumores gerados em exames de imagem. A expectativa é que o holograma tátil possa facilitar o tratamento do câncer.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Brasil x Bélgica ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- Uber lança serviço de entrega de compras de mercado online no Brasil
- Project CARS: saiba como mandar bem no modo carreira do simulador
- CS:GO: veja times, jogos da MIBR e calendário da IEM Chicago 2019
- Lançamento do Moto Z2 Play: saiba tudo, inclusive preço e especificações
- Pro League Rainbow Six: FaZe Clan vence e Brasil está na final no Rio
- Facebook atualiza Emoji 5.0 e inclui sereia, fada, vampiro e gênio
- Como remover espinhas da pele em fotos com o Photoshop para celular
- Quantos celulares a Samsung lançou em 2015?
- Seis fatos sobre a memória do celular que nem todos conhecem