O WhatsApp confirmou o novo limite de encaminhamento de mensagens nesta segunda-feira (21). A partir de hoje, usuários do mensageiro disponível para Android, iPhone (iOS) e Web conseguirão enviar o mesmo conteúdo para apenas cinco contatos por vez. Em resposta ao TechTudo, o WhatsApp afirma que a novidade "vai ajudar a manter o aplicativo focado em mensagens privadas com contatos próximos".
Inicialmente, o app permitia o envio de um mesmo conteúdo para mais de 200 pessoas simultaneamente. Em agosto de 2018, a plataforma impôs a restrição para 20 contatos, a fim de evitar a proliferação das notícias falsas (fake news) por meio da rede social. De acordo com a empresa, que pertence ao Facebook, a nova função começa a chegar a partir de hoje para todos usuários da versão final do aplicativo. Vale lembrar que o encaminhamento reduzido já estava disponível na edição Beta desde dezembro do ano passado.
Por que limitar?
No Brasil, o WhatsApp é canal recorrente de golpes que usam truques de engenharia social para atrair vítimas com mensagens mencionando promoções falsas de marcas famosas – tática conhecida como phishing. Em nota publicada em julho, o WhatsApp afirmou que as mudanças buscavam melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia. "Nós acreditamos que essas medidas – e que continuaremos a avaliar – poderão manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas", disse a empresa.
No entanto, a plataforma seguiu sendo usada para crimes virtuais no país. Além disso, o aplicativo foi alvo de críticas após a identificação de um suposto esquema de disparo em massa de notícias falsas durante as eleições. Na ocasião, a companhia disse ter banido milhares de contas com comportamento suspeito.
Fake news
Antes de limitar o encaminhamento de mensagens, o WhatsApp já havia melhorado a ferramenta de denúncia com foco em fake news, e removido o botão de encaminhamento rápido ao lado de mídias e links na versão web. Também havia começado a avisar quando uma mensagem foi encaminhada. Porém, o recurso ainda não oferece a mesma quantidade de informações que o rival Telegram: no aplicativo de origem russa, é possível saber exatamente qual usuário criou a mensagem.
Em comunicado enviado ao TechTudo, o app de mensagens instantâneas garante que o combate ao spam será aprimorado no futuro. “Continuaremos a ouvir o retorno de nossos usuários sobre sua experiência no app, e com o tempo, procuramos novas maneiras de endereçar a questão do conteúdo viral”, diz a empresa em nota.
O que diz o WhatsApp
"O WhatsApp avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de seis meses. O limite de encaminhamento reduziu significantemente o encaminhamento de mensagens no mundo todo. Co
Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PC de bolso tem Windows 10, Android e pode rodar games pesados
- Códigos para GTA 5: como ativar usando os smartphones no jogo
- Gadget que oferece Wi-Fi em carros promete tornar automóveis smarts
- Google lança atualização para app de iOS e reproduz GIFs nas buscas
- iPhone 5S: como saber a previsão do tempo no celular sem baixar apps
- e-Notariado: o que é e como funciona plataforma de tabelionato de notas
- HP Slate 6 ou Zenfone 5: qual smart com tela grande ? a melhor op??o?
- Twitch TV: como recuperar senha da conta para fazer login
- Aprenda a ocultar contatos no iPhone ou iPad
- League of Legends anuncia dois novos campeões: Rakan e Xayah