Manter a casa limpa e arrumada não é tarefa fácil, mas a tecnologia vem dar uma ajuda. Enquanto os robôs aspiradores chegam ao mercado cada vez mais modernos e inteligentes, há quem não abra mão de investir em um aspirador de pó tradicional. É possível escolher? Vale a pena ter os dois? O Shoptime responde.
Os aspiradores de pó são encontrados em diversos modelos: com rodinhas, com tanque grande ou pequeno, de mão ou vertical. Há produtos a bateria ou com fio para conectar na energia. Os equipamentos mais básicos e com perfil custo-benefício aparecem com preço a partir dos R$ 100,00. Os mais avançados passam de R$ 2 mil.
Suas vantagens principais: a variedade de modelos, o preço mais baixo, a diversidade de acessórios e a potência para limpar qualquer tipo de piso, incluindo ainda tapetes, carpetes, estofados, colchões, cortinas e outras peças.
Há aspiradores verticais 2 em 1, em que a máquina principal se destaca da haste para funcionar como aspirador de mão, com o qual é possível alcançar lugares e cantinhos mais restritos.
Já os robôs aspiradores de pó são práticos para a limpeza dos pisos, especialmente, pelo ganho de tempo. Enquanto seu robozinho aspira poeira, pelos de animais e outras partículas, você pode dar atenção a outras tarefas.
Eles funcionam com sensores e sistema de mapeamento, que evita choques, quedas de degraus e desníveis, e ajuda a "enxergar" o ambiente, para saber por onde o aspirador já passou.
Em geral, os robôs aspiradores funcionam muito bem para ambientes de piso frio, madeira, taco, laminados ou cimento. Há modelos com rodas grandes e maior potência, que conseguem se movimentar também sobre carpetes e tapetes.
Já a autonomia dos robôs é uma questão a se discutir. Há equipamentos inteligentes que vão mapear toda a casa e aguardar sua programação para fazer a limpeza do piso nos dias indicados. Ele sai da base de carregamento e se dirige até o cômodo programado.
Por outro lado, todos os outros robozinhos funcionam melhor se você colocá-lo para rodar um cômodo por vez. Além disso, é essencial tirar objetos pequenos e frágeis do chão, tapetes leves, subir as cortinas que encostam no piso, recolher fios e cabos, onde as rodinhas e escovas do robozinho podem se enrolar. E acredite: seu aspirador robô vai se prender a algo que você nem imaginava ser um obstáculo.
A conclusão é que os aspiradores de pó tradicionais e os robôs aspiradores são produtos diferentes. Os primeiros dão conta da faxina do dia a dia e da limpeza pesada, inclusive dos tapetes e carpetes. Já os robozinhos trabalham melhor na manutenção dos pisos frios entre as limpezas mais completas, porque deixam áreas não aspiradas e poeira em cantinhos inalcançáveis. Ao final, os dois produtos podem fazer um trabalho complementar.
Visite o Shoptime para conhecer dezenas de modelos de aspiradores de pó e
E comemore conosco o Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Amazon lança Strike, serviço de streaming exclusivo para animes
- K/D Fortnite: entenda cálculo no jogo mobile e de PS4, Xbox One e PC
- Quatro coisas que você não deve fazer com o iPhone
- App do Google salva buscas offline e notifica usuário para ver depois
- Animais em 3D do Google ganham modelos de insetos; saiba usar
- Fifa 17 tem 23 times brasileiros confirmados
- Lista traz 5 jogos de colorir para Android e iPhone
- Destiny: como conseguir marcas do Crisol para entrar nas facções
- Como colocar chip no Moto Z3 Play
- Como restaurar a sess?o anterior no Opera