O Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, faleceu recentemente aos seus 55 anos, deixando um grande legado em sua forma de administrar a empresa. Sua carreira na Nintendo começou ainda como programador nos anos 80 e desde então seus feitos o fizeram subir até a posição de Presidente, na qual teve também alguns erros. Confira alguns de seus maiores sucessos e fracassos.
Nintendo na E3 2015: confira as principais novidades da conferência
Primeiro jogo
Durante seu tempo como programador na subsidiária HAL Labboratory da Nintendo, Satoru Iwata trabalhou em muitos jogos como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, porém um de seus trabalhos mais significativos foi em seu primeiro título, um clássico chamado Pinball para o Nintendo 8 Bits.
O game estava a ponto de ser cancelado, pois outros programadores não conseguiam fazê-lo funcionar e estava cheio de bugs. Sozinho, Satoru Iwata consertou todos os problemas e deixou Pinball pronto para ser lançado. Aproximadamente 10 anos depois, ele se tornaria o chefe da HAL Labboratory.
Presidência da Nintendo
Apesar de trabalhar mais na área de jogos com a HAL, Satoru Iwata estava bastante envolvido nos processos internos da Nintendo, até se tornar chefe da divisão de planejamento no ano 2000. Ele ajudou na criação de consoles que seriam lançados pouco depois, como o GameCube e o GameBoy Advance.
Em 2002, o Presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, ia se aposentar após 53 anos no cargo, e escolheu Satoru Iwata para carregar essa responsabilidade. Durante a geração do GameCube e GameBoy Advance, o papel de Iwata foi de dar continuidade ao trabalho de Yamauchi, porém secretamente ele já se preparava para uma reviravolta.
Apesar de a Nintendo possuir um monopólio do mercado de portáteis com o GameBoy Advance na época, a Sony pretendia ameaçá-la com o PSP, e havia o medo de que sua popularidade seria roubada, assim como os PlayStation 1 e 2 fizeram com os consoles de mesa da Nintendo, inclusive o GameCube que amargou fracas vendas em sua geração.
Foi então que Satoru Iwata seguiu duas novas estratégias, chamadas de “Oceano Azul” e “Disrupção”, para criar plataformas que quebraram paradigmas, o Nintendo DS e o Nintendo Wii. Com uma tela de toque no portátil e controles de movimento no console, ambos venceram a concorrência, o DS superando as 150 milhões de unidades e o Wii as 100 milhões, números que até hoje detém o recorde para plataformas Nintendo.
A trajetória de sucessos de Satoru Iwata teve seu primeiro tropeço com o lançamento do Nintendo 3DS, em 2011. Havia muitas incertezas no mercado de games sobre a necessidade de um novo portátil com a grande migração de jogadores para smartphones e tablets. Outro fator que atrapalhou bastante foi o grande terremoto e tsunami de Tohoku que atingiram o Japão na época.
Para salvar o portátil, Satoru Iwata decidiu realizar um drástico corte de preço ainda nos primeiros 6 meses do aparelho, pedindo desculpas aos usuários que o compraram anteriormente. O corte de preço prejudicou as finanças da Nintendo mas funcionou a longo prazo junto com jogos como Mario Kart 7, hoje garantindo a dominância e relevância do Nintendo 3DS no ramo dos portáteis.
Assim como o DS e Wii trilharam o sucesso juntos, o 3DS e Wii U também tiveram seus t
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mighty No. 9 e Umbrella Corps são destaques nos trailers da semana
- Personalizar iOS 14 e mudar ícone de aplicativos deixa iPhone lento
- PSG x Bayern: como assistir à final da Champions League ao vivo e online
- League of Legends: Yuumi é a campeã com o menor winrate em um lançamento
- Como silenciar e gerenciar todas as notificações no Facebook Lite?
- Impressora Epson L805 é boa? Veja ficha técnica e preço antes de comprar
- Como bloquear um número de celular no iPhone 4S
- Confira as melhores Smart TVs LED de 40 polegadas por até R$ 2 mil
- Lista traz os principais lançamentos de jogos de janeiro de 2017
- Imposto de Renda 2019: como baixar e instalar o programa da declaração IPRF