Tekken é uma série de jogos de luta que conta com pelo menos sete títulos principais já lançados, além de inúmeros spin-offs. Produzida pela Bandai Namco, ela fez fama por ter jogabilidade equilibrada e gráficos de ponta. Ao longo dos anos, curiosidades e polêmicas se somaram à franquia e aos seus personagens. Confira as principais e conheça melhor a obra:
Tekken: Namco comemora 20 anos da franquia com game para smartphones
Um dos primeiros do gênero
Como jogo de luta com ambientação 3D, Tekken foi um dos primeiros do gênero. Na verdade ela só não chegou antes de Virtua Fighter, da Sega, mas trouxe enorme qualidade ao tipo de game de luta que estava nascendo.
Além dos gráficos 3D, os personagens tinham grande liberdade de movimentação e de fazer golpes. Diferentemente dos outros games de luta da época, os golpes quase não usavam “magias” nem projéteis. Tudo se resolvia na pancadaria pura, ao menos no início. Tekken trouxe diversas inovações para os jogos de luta quando nasceu.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Em um relacionamento com o PlayStation
Pelo menos quase todos os títulos principais da série Tekken foram exclusivos do PlayStation. É claro que eles foram lançados primeiro nos fliperamas, mas as edições caseiras saíam apenas nos consoles da Sony, contando PSOne, PlayStation 2, PSP e PS3.
A exclusividade só foi quebrada em 2001, quando Tekken 3 ganhou edição para o Game Boy Advance. Porém, outro game da série Tekken só foi aparecer em outro console que não fosse da Sony apenas em 2007, com Tekken 6 no Xbox 360 e PS3.
Participações especiais
A série Tekken conta com algumas participações especiais e bem inusitadas. Em Tekken 3, por exemplo, tivemos o dinossauro Gon como um dos lutadores. No Japão, Gon é um famoso personagem de mangá, que fez fama quando foi lançado no game de luta em todo o mundo.
Outra participação especial mais notável e recente é a inclusão de Akuma, de Street Fighter, no enredo de Tekken 7, na futura edição para consoles. Ele também será personagem jogável, mas, por essa edição ainda não ter saído, os detalhes ainda são escassos.
Brasileiros na série
Por algum motivo, parece que a produção de Tekken adora o Brasil. O jogo tem três lutadores brasileiros no elenco, ao longo de toda a série. Sendo um deles originário de Tekken 3, ainda na década de 90: Eddy Gordo, lutador de capoeira com bons golpes e também muito querido entre os jogadores.
Anos mais tarde, em 2001, durante Tekken 4, tivemos a estreia de Christie Monteiro, outra capoeirista, neta do mestre de Eddy. Já Tekken 7 nos apresenta Katarina Alves, lutadora de Savate, uma espécie de “boxe francês”.
Ameaça de censura
Por conta de uma possível censura, Katsuhiro Harada, produtor de Tekken, ameaçou não lançar um dos novos personagens de Tekken 7 no ocidente. Quando a lutadora Lucky Chloe foi revelada, alguns fãs não gostaram de seu visual “apelativo”. Harada chegou a anunciar que ela seria exclusiva da Ásia por conta disso.
Contudo, o produtor voltou atrás e disse que ela estaria disponível em todas as versões de Tekken 7, alegando que tudo não passava de uma brincadeira. Não se sabe ao certo se a ameaça foi séria, mas deixou os fãs receosos quanto à cortes no ocidente.
Filme
Tekken teve algumas produções fora dos games lançadas, como filmes de animação. Mas a mais conhecida delas é Tekken: O R
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Monitor 360 Hz: perguntas e respostas sobre as telas 'super-rápidas'
- Microsoft libera instalador do Windows 10 S para PC; saiba usar
- Dark Souls 2: veja como despetrificar personagens no desafiador game
- Apple Watch: iOS 8.2 revela mais detalhes sobre o relógio inteligente
- Cinco apps fazem sua Retrospectiva 2016 do Instagram em foto e vídeo
- Quarto dia de CPBR 8 tem PayPal, direitos autorais e mais
- Samsung anuncia novas TVs Neo QLED no Brasil e mais TVs do lineup de 2021
- Instagram testa 3D Touch do iPhone 6 em botão comprar de posts
- The Sims 4 Vida Universitária: saiba tudo sobre a nova expansão
- Como extrair áudio de vídeos do YouTube com o 2conv