Em Altered Beast o jogador controla um centurião que é ressuscitado por Zeus para cumprir uma nobre missão: salvar a deusa Atena. O clichê de donzela em perigo contrasta com criaturas sinistras e temática soturna. Confira as curiosidades mais interessantes deste clássico inesquecível do Mega Drive.
Streets of Rage: curiosidades e polêmicas sobre o clássico do Mega Drive
“Rise from your grave”
Diálogos em áudio são algo comum nos games da atualidade, mas nos anos 80 e 90, o conceito era muito futurista. Para demonstrar o poder do processador de áudio do seu novo console, a Sega lançou Altered Beast junto com o Mega Drive.
Ao iniciar o jogo, os gamers eram surpreendidos com a frase “Rise from your grave”, ou pelo menos deveriam ser, já que o áudio tinha tão pouca qualidade que a frase ficava livre para qualquer interpretação.
Além das novidades no áudio, o jogo também apresentava gráficos impressionantes para a época. Vale lembrar que o máximo em visual para videogames caseiros até então eram os consoles Master System e Nintendo 8 bits.
Qualidade superior ao arcade
Altered Beast foi lançado originalmente para máquinas arcade e depois portado para Mega Drive. Era comum uma grande perda de qualidade em conversões de games de fliperama para consoles caseiros, mas não foi o que aconteceu com Altered Beast.
A versão do Mega Drive é muito parecida com a dos fliperamas. Apesar de ter um visual levemente inferior, há uma coisa em que a versão do Mega é melhor, o efeito parallax nos cenários. Eles ajudam a dar noção de movimento e mostram que a versão do Mega Drive tem mais camadas de sprites que a versão para fliperamas.
Trilha sonora marcante
Diálogos, risadas e outros sons estranhos não eram a única coisa interessante no áudio de Altered Beast. Sua música tema ficou marcada para sempre na memória dos jogadores. Em 2004 a banda nacional de heavy metal, Mega Driver, lançou uma versão da música tema do jogo. A combinação de Guitarra com a melodia original parece ter se misturado perfeitamente, pois não demorou para surgir outras versões, incluindo a do vídeo abaixo, que parece ter saído de um álbum de Doom Metal.
Tudo não passava de uma peça de teatro
Como dito acima, há algumas diferenças visuais entre as versões de Altered Beast, e a principal se encontra no encerramento do jogo. A versão para Mega Drive exibia o centurião e
Ao terminar o jogo no fliperama, o jogador é presenteado com uma cutscene que mostra que tudo não passava de uma peça de teatro. Outras versões do jogo, como a do PC-Engine, também reforçam essa ideia.
Atena Crucificada
Além da capa com arte demoníaca, Altered Beast gerou polêmica com uma cena que aparece entre as fases. A cena em questão mostra a filha de Zeus crucificada, e Neff, vilão do game, fazendo algum tipo de ritual.
Como todos sabem, videogames nos anos 80 e 90 eram considerados praticamente brinquedos. Entretanto, isso não impediu os desenvolvedores de lançar games com temática sombria, como foi o caso de Altered Beast, Shadow of the Beast, Castlevania e muitos outros.
Alex Kidd morreu e sua tumba está em Altered Beast
Já pensou se a Nintendo decidisse enterrar seu mascote e nunca mais lançar um jogo sobre ele? Foi mais ou menos o que aconteceu com o Alex Kidd. Com apenas um único jogo para Mega Drive, o ex-mascote da SEGA parece ter sido sepultado em Altered Beast.
Durante a primeira fase, várias tumbas surgem do solo e todas elas contêm o nome Stella, e em algumas está escrito Alex. Esses nomes podem ser referências a Alex Kidd e sua namorada, Stella.
Fotos dos desenvolvedores
Durante o encerramento do jogo é possível ver uma foto da equipe de produção do game. Apelidada de “Team Shinobi”, a foto traz as iniciais de cada produtor.
Vilão aparece em Detona Ralph
Em Detona Ralph, de 2012, há uma cena em que vários vilões se juntam para uma espécie de terapia coletiva. Nesse banho de nostalgia, é possível ver inimigos clássicos como Dr. Robotinik, Bison, Bowser e um rinoceronte que pode ter passado despercebido por muita gente. Esse rinoceronte, é na realidade Neff, em sua última forma, apresentada apenas no final de Altered Beast.
Versão para NES
A grande maioria dos jogadores conheceu Altered Beast apenas pela sua versão para Mega Drive, de longe, a mais popular. Mas a SEGA lançou ports do jogo para todo tipo de plataforma. O game possui versões para Sega Master System, PC Engine, PC Engine-CD, Atari ST, ZX Spectrum, Commodore 64, Amiga e MS-DOS.
Porém, a versão mais curiosa de todas é justamente a que foi desenvolvida para o console rival da SEGA, o Nintendo 8 bits. Essa versão, foi lançada de forma não oficial apenas no Japão. Apesar do visualmente inferior, Altered Beast para NES destacava-se por possuir mais fases que o game original.
Sequências, remakes e o desastre no Playstation 2
Altered Beast possui apenas uma sequência direta. Lançada para Game Boy Advance, Altered Beast Guardian of The Realms, conta com a mesma jogabilidade que o game original. O título para GBA de 2002, no entanto, passou desapercebido.
Quem chamou atenção, mas de forma negativa, foi o remake em 3D lançado para Playstation 2. Ao retirar completamente a mitologia grega, Project Altered Beast perdeu um dos seus elementos mais interessantes e ficou conhecido como um dos jogos mais decepcionantes do PS2.
Quais são os melhores consoles de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como excluir conta do PagSeguro
- App brasileiro Selfie Moments faz selfies em vídeo; veja como usar
- Como fazer instalação manual do DirectX no Windows 7, Windows 8 e 8.1
- Simulador de nota do Enem 2020: como calcular pontuação no Descomplica
- Dez coisas que você pode fazer com o pen drive e provavelmente não sabia
- Nikon lan?a c?mera top e promete fotos perfeitas de astros e estrelas
- Linha ROG da Asus traz seus acessórios gamers para o Brasil
- Usar um adaptador USB para HDMI funciona? Veja modelos no Brasil
- Amazon Prime Video chega ao Brasil para concorrer com a Netflix
- Fotos perfeitas? Conheça os cinco melhores editores para Android