O criador do Facebook Flat, famoso plugin dedo-duro que revela quem visitou seu Facebook, o designer Rof Tentik, precisou mudar o nome da extensão para Flatbook na loja do Chrome. Tentik recebeu uma notificação da rede social pedindo para alterar o nome e o ícone do app, já que estes seriam uma violação dos direitos autorais da marca Facebook.
A extensão, disponível para o Google Chrome, adiciona recursos extra-oficiais ao Facebook, como um layout minimalista que modifica a posição dos menus e remove anúncios da plataforma.
Flatbook teria mudado o nome após notificação do Facebook (Foto: Reprodução/Flatbook)
Rof Tentik não deu nenhuma explicação detalhada sobre seu contato com a rede social e o que o levou a fazer as alterações, que ocorreram na terça-feira (3). O próprio Facebook não se manifestou sobre o tema oficialmente. O TechTudo entrou em contato com a plataforma, mas não obteve resposta.
Apesar do novo nome, as funcionalidades do Flatbook devem continuar as mesmas. Mas, na página da extensão no Facebook e na Chrom
... e Web Store, usuários reclamaram que, após a mudança, alguns recursos do plugin deixaram de funcionar, como o bloqueador de anúncios e a lista de quem visitou o perfil.