É comum ouvirmos que ficar durante muito tempo em frente à TV pode causar sérias consequências para a nossa visão. As fabricantes de televisores, atentas a este efeito de vista cansada, estão investindo cada vez mais em tecnologias que promovam um maior conforto aos usuários. No entanto, a proximidade com a TV não é tão prejudicial como se pensava. A afirmação é do Instituto Benjamin Constant, referência em estudos sobre a visão.
Distância recomendada entre o sofá e uma TV de tela grande 4K ou Full HD
Segundo consta no site oficial da entidade, “ver televisão de perto pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. O ideal é assistir TV a uma distância de dois metros, no mínimo, e sempre em local iluminado”, descreve.
Já nos celulares, a Apple incluiu o “Modo Noturno” a partir do iOS 9.3 no iPhone e os smartphones com Android também possuem essa função. Nos computadores, há alternativas utilizadas pelos gamers, como óculos especiais, para aqueles que podem gastar um pouco mais, e programas como o f.lux, que retiram a cor azul e verde da tela e permitem mais horas em frente ao PC sem exaustão ocular. Além disso, alguns monitores já vêm com esse recurso de fábrica.
Nas TVs*, o caminho é o mesmo. A Sony, por exemplo, possui em suas Smarts TVs tecnologias como a MotionFlow, que cria e insere quadros adicionais entre os originais. O recurso faz uma comparação entre os fatores visuais principais em quadros sucessivos e, depois, calcula em segundos de ação perdidas nas sequências. Há ainda uma inclusão de quadros pretos a fim de proporcionar imagens mais nítidas.
Segundo Walter Sinohara, gerente da categoria TV da Sony, as imagens mais nítidas provocam menos cansaço. “Com imagens mais nítidas você cansará menos a musculatura dos olhos, já que diminui o esforço ocular. Isso é muito mais crítico em imagens em movimento constante, daí a importância de tecnologias como o MotionFlow, que garantem uma melhor fluidez em imagens dinâmicas”.
As TVs da Sony são equipadas também com o recurso “Blackligh Dimming”, que são sensores de
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Resident Evil 3 Remake vende 2 milhões de unidades em cinco dias
- Galaxy e Google Pixel superam iPhone em teste de internet 4G
- WhatsApp: como usar o aviso de mudança de número de celular
- Apple Music chega a 11 milhões de usuários em 5 semanas; Spotify lidera
- Snapchat: 7 efeitos incríveis que você pode usar com o Lenses
- Asus apresenta placas 'turbinadas' Z170 para os novos processadores Skylake
- Nove recursos úteis do Waze que podem facilitar a sua vida
- Presente de Natal: veja 10 opções de acessórios para celular
- Como converter vídeos no Mac usando o QuickTime
- Dia dos Pais: Google faz homenagem com Doodle