O Windows 10 permite que o usuário crie PINs para serem usadas em compras na loja de aplicativos ou para desbloquear o computador. Por padrão, esse código é formado apenas por números, mas usuários da versão Pro do sistema podem aumentar a complexidade com caracteres especiais e letras, aumentando a segurança da senha e evitando que invasores descubram o código. Confira, no tutorial abaixo, como criar um PIN complexo e mais seguro no Windows 10.
Como criar um código PIN complexo e mais seguro no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)
Como definir a complexidade do PIN
Para definir a complexidade do código PIN, os usuários do Windows 10 Pro devem acessar as políticas de grupos. Por segurança, é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de continuar.
Passo 1. Pressione a combinação “Windows+R” para abrir o comando "executar", digite "gpedit.msc" na caixa que aparece e dê “OK”;
Windows 10 pode ter PIN configurado nas políticas de grupo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Passo 2. Na janela que aparece, navegue pelo seguinte endereço na caixa de navegação à esquerda: Configurações do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Hello for Business > Complexidade do PIN;
Navegue até a complexidade de PIN na política de grupos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Passo 3. Observe que na janela à direita, há os requisitos de complexidade que serão pedidos para a criação de um novo PIN, como:
1. Requer dígitos: Se o usuário habilitar ou não definir esse item, o Windows exigirá que pelo menos um número seja usado na criação do PIN. Caso desabilite, será possível criar códigos apenas com letras.
2. Requer letras minúsculas: O Windows passará a exigir que o usuário digite ao menos uma letra minúscula no PIN. Se desabilitar, letras em caixa baixa não serão permitidas no código.
Windows 10 traz diversas condições para criação de PINs complexos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
3. Comprimento máximo do PIN: Define qual o tamanho máximo que o PIN poderá ter, sendo menor ou igual ao estabelecido. O Windows
... aceita um valor que esteja entre 4 a 127 caracteres. Se o usuário desabilitar, o sistema operacional aceitará um conjunto de até 127 caracteres.
4. Comprimento mínimo do PIN: Exige que o usuário crie um PIN com número de caracteres igual ou maior ao estabelecido. O Windows aceita, no mínimo, 4 caracteres e, no máximo, 127. Caso seja desabilitado, o sistema exigirá o mínimo de 4 dígitos.
5. Validade: Define um tempo máximo de utilização de um PIN que, após o vencimento, fará com que o Windows exija a criação de um novo código. É possível escolher valores entre “zero”, que significa nunca expirar, ou optar pela validade entre 1 e 730 dias. Por padrão, o sistema utiliza o zero.
6. Histórico: Ative-o para evitar que usuários possam reutilizar PINs antigos. É possível configurar o Windows para lembrar entre zero e 50 códigos utilizados anteriormente a fim de evitar que este sejam usados novamente.
7. Requer caracteres especiais: Ao criar o PIN, o Windows exigirá a utilização de caracteres especiais no código. Por enquanto, os símbolos permitidos são: ! ” # $ % & ‘ ( ) * + , – . / : ; < = > ? @ [ \ ] ^ _ ` { | } ~ . Se desabilitado, não será possível utilizar nenhum destes caracteres.
8. Requer letras maiúsculas: Ao ativar, o Windows passará a exigir que o usuário use códigos com ao menos uma letra maiúscula. Se desabilitado, o sistema não permitirá que sejam usadas letras em caixa alta.
Passo 4. Clique duas vezes no item que deseja habilitar ou desabilitar;
Passo 5. Na janela que aparece, escolha entre “Habilitado” ou “Desabilitado”. Em alguns casos, como o tamanho do PIN, é necessário alterar o quadro opções para definir detalhes;
Clique em Habilitado para ativar a complexidade do PIN do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Passo 6. Clique em OK para finalizar a edição daquele item. E pronto! Basta apenas ativar todas as exigências que você deseja para o seu código PIN.