O ranking de melhores fabricantes de notebooks do mundo, organizado anualmente pela Laptop Mag, rebaixou a Apple para a quinta posição depois de sete anos de liderança.
Na avaliação da publicação, a Apple perdeu terreno por conta do alto custo de seus produtos e por decisões de design polêmicas, como a falta das portas USB tradicionais nos MacBook Pro lançados em 2016. Agora, a líder do ranking é a Lenovo, seguida pela Asus. Em terceiro lugar está a Dell, seguida pela HP. A Acer empata com a Apple, na quinta posição.
Nem mesmo a touchbar dos novos MacBook Pro foi razão suficiente para que a Apple mantivesse a liderança (Foto: Divulgação/Apple)
O ranking considera os 10 maiores fabricantes e busca determinar qual deles oferece a melhor combinação possível dos fatores: inovação, produtos de qualidade, suporte pós-venda, design atraente e bom custo-benefício.
Microsoft, com os Surface Pro e Book, ficou na última posição (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Especificamente sobre a Apple, o relatório do ranking conclui que, sim, os MacBooks são bem construídos e possuem design atraente, mas os preços são muito altos e, considerando os modelos 'Pro' mais recentes, obrigarão o usuário a colecionar adaptadores. A Laptop Mag também salienta que o suporte técnico da marca é imbatível.
Sobre as duas marcas que acabaram tomando a liderança, Lenovo e Asus, as impressões são um pouco diferentes. Segundo a revista, a Lenovo roubou a ponta da Apple porque inovou em seus produtos e melhorou a qualidade do suporte técnico. A Asus, por outro lado, criou um vasto portfólio de computadores acessíveis e de boa qualidade.