Leia o review de South Park: The Stick of Truth
Bem-vindo ao Guaxinim e Amigos
South Park The Fracture But Whole começa exatamente onde The Stick of Truth termina. Com seus grandes poderes flatulentos, o Novato torna-se Rei e continua como protagonista, mas a brincadeira medieval é cancelada repentinamente para um chamado mais urgente.Quando o mal ameaça a cidade, Cartman convoca o grupo do Guaxinim e Amigos para resolver um misterioso caso de desaparecimento. A ideia, que a princípio parece altruísta e inspiradora, é na verdade apenas uma tentativa dos garotos de emplacar sua própria série de heróis na Netflix.
Contudo, eles ainda têm outros problemas para lidar. Conflitos internos durante a escolha de quem teria seu próprio filme separaram os amigos em duas equipes, o que deu início a Guerra Civil entre o grupo de Cartman e os Amigos da Liberdade, que estão no comando de Jimmy.
Seja você admirador de quadrinhos ou de um humor grosseiro, South Park: The Fracture But Whole promete conquistar um público que vai além dos fãs. Não faltam piadas ou deboches nesta sequência. Heróis da Marvel e DC são mencionados a todo momento, há referências de diversos episódios da animação e a série faz ponte com o jogo no episódio Franchise Prequel da 21º temporada.
Igual ao original, só que melhor
South Park: The Fracture But Whole é uma versão melhorada de Stick of Truth. Não que o primeiro jogo não fosse bom, mas o combate deixou a desejar por se tratar de um RPG. A sequência corrige esse erro com uma mecânica mais estratégica, insere combos, árvore de equipamentos e poderes que tornam as classes de suporte bastante importantes para o equilíbrio da equipe.
Este novo South Park te faz pensar antes de entrar em qualquer luta. Há uma série de vantagens e desvantagens para se explorar em campo, por você e também pelo adversário. Aqui, efeitos negativos são uma verdadeira ameaça, especialmente se você ficar sem itens de cura ou poderes de suporte. O cenário também é interativo, o que só adiciona pontos positivos ao combate. Barris inflamáveis e fogos de artifício podem esquentar as coisas antes mesmo da luta começar.
O combate segue o mesmo padrão em turnos do título anterior, mas com diferenças significativas. Os personagens agora se movimentam em quadrados pelo campo, lembrando RPGs como
Os ataques atingem áreas (quadrados) diferentes e podem arremessar adversários, puxar aliados para perto ou até mesmo trocar personagens de lugar. Com isso, o nível de dificuldade também aumentou consideravelmente, mas essa nova organização não foi a única responsável por isso.
O poder da flatulência
Uma das mudanças mais impactantes para a jogabilidade vem da escolha de classes. Em South Park: The Stick of Truth, o jogador podia escolher apenas uma durante a partida toda. The Fractured But Whole é diferente. Além de permitir a troca de classe a qualquer momento, combina quatro super-heróis em um só. Você pode usar os poderes de todos eles para criar combos, com limite máximo de quatro ataques, sendo um deles um golpe especial com animação.
Imagine a quantidade de estratégias que você pode montar para cada chefe. O jogador tem um total de dez classes para mesclar, habilidades de ataque, defesa, suporte e bônus para usar em si ou em seus companheiros. Ou seja, há uma liberdade e flexibilidade muito maior.
Junto com as novas classes temos o sistema de Artefatos. No lugar de armas, existem itens que oferecem bônus para atributos e ataques específicos, como dano crítico, inteligência, entre outros. O game também incluiu um jeito de chamar aliados com Invocações, como Moisés, e fez questão de desenvolver o poder flatulento do Novato para um nível além do tempo e espaço, literalmente.
Os Peidos Temporais são seu poder principal, capaz de alterar o fluxo do tempo. São usados em combate, para pular o turno do adversário, ou fora dele, para pegar itens e solucionar missões. Outra função de herói é o Modo Inspeção, que analisa o cenário e invoca outros personagens.
Ações únicas são desbloqueadas quando o Novato une seu o poder da flatulência com a habilidade especial de cada herói da sua equipe. A partir daí, surgem novas funções como Parcu (Homem Pipa) para subir em lugares altos, o Jato de Areia (Ferramenta) para limpar lava, além de outros.
A fabricação de itens apresenta o mesmo modelo de The Stick of Truth, porém, com um inventário organizado, sem uma quantidade exagerada de itens. Os objetos se agrupam em componentes para a produção de pergaminhos de Invocação, itens de missão, consumíveis e fantasias.
#AmigosDaLiberdade
A chuva de personagens é outro prato cheio para os fãs de South Park. No lado do Guaxinim e Amigos temos o Pipa Humana, Mosquito, Super-Craig, Passo Rápido, Capitão Diabetes e convidados, como a Disque-Mulher. Tweek, Mysterion e outros Amigos da Liberdade também lutam ao lado do protagonista em cenas memoráveis. Todos os outros personagens da série, incluindo o Diretor PC e Morgan Freeman, marcam sua presença de maneira única e hilária.
O menu principal do jogo é o celular do Novato, que pode ser customizado com cores diferentes e até mesmo arranhões de uso. Ao contrário do título anterior — e graças às ações malignas do Professor Caos — os personagens trocam o Facebook pelo Guaximgram, um Instagram do grupo.
O jogador se torna popular ao tirar selfies com pessoas que, consequentemente, passam a seguí-lo na rede social. Só que nem todos os moradores de South Park vão tirar fotos de graça com você. É necessário concluir missões ou realizar pequenos "favores" antes de ser popular na internet.
O Mestre do n° 2
Por mais que a história seja o ponto forte, ela também é sua kriptonita. Não pelo conteúdo, mas pela maneira linear que é contada. The Fractured But Whole não oferece alternativas para enfrentar uma missão — com exceção das táticas de combate — e tem tutoriais muito fáceis. Se você não sabe como realizar uma determinada ação, não se preocupe, o jogo simplesmente esfrega ela na sua cara.
Em contrapartida, este é um dos episódios mais engraçados da franquia. Se você procura pelo humor negro característico da animação, espere pelo pior, de maneira positiva. As piadas estão mais cruéis e ofensivas para todos os grupos sociais. A presença do diretor da escola, o clube de strippers e pecados dentro da igreja são só a ponta do iceberg da cidade. Palavrões, agressões gratuitas e brincadeiras de mau gosto são a essência do jogo.
The Fractured But Whole vai debochar do seu personagem por qualquer motivo. E para provar isso, agora o game permite que você defina uma ficha completa do seu protagonista. Você pode escolher cor de pele, orientação sexual, identidade de gênero, etnia e muito mais em cenas extremamente constrangedoras e imorais. Além de uma série de easter eggs engraçados.
O jogo implica até se descobrir que você está usando um detonado para passar. Isso acontece logo no começo, quando o Novato precisa achar a senha do esconderijo do Cartman. Se você digitar a senha sem encontrá-la no quarto ele te chamará de “babaca esnobe e trapaceiro”.
Todos os diálogos ficaram duas vezes mais engraçados com o excelente trabalho de localização. Diferentemente de The Stick of Truth, o novo game está dublado em português com as mesmas vozes da animação. Ou seja, prepare-se para ouvir os mais diversos palavrões em português brasileiro. As gírias e xingamentos foram muito bem adaptados, é quase impossível não rir.
Conclusão
The Fracture But Whole é a verdadeira experiência de South Park. O jogo está repleto de referências de temporadas passadas, traz todos os personagens que os fãs tanto amam (ou odeiam) e combina tudo com um ótimo sistema de combate tático, classes variadas e um humor mais podre que o quintal do Kenny. O game ainda peca por deixar o desenvolvimento da trama muito linear, mas você pode ter certeza que há piadas o suficiente para compensar qualquer defeito.
Qual melhor franquia de RPG de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como recuperar histórico de navegação do Chrome pelo celular
- Chrome OS: aplicativos Android já rodam em 4 modelos de Chromebook
- Primeira ligação telefônica via celular completa 45 anos
- CS:GO: MIBR vence NiP e avança no V4 Future Sports Festival 2019
- Comprar AirPort vale a pena? Veja prós e contras do roteador da Apple
- Novos All-in-One Inspiron da Dell e desktop ‘top’ chegam ao Brasil
- J-Stars Victory VS+: jogo de luta com Goku e Naruto é anunciado para PS4, PS3 e Vita
- Street Fighter V receberá conteúdo de Final Fight, Mega Man e Devil May Cry
- Notebook Samsung Core i5: veja cinco opções até R$ 5.500 para comprar
- PlayStation 2: relembre jogos cl?ssicos que poderiam voltar para o PS4