Um banco de dados com mais de 1.4 bilhão de credenciais, incluindo senhas e logins de sites famosos foi descoberto na dark web. O arquivo encontrado na primeira semana de dezembro em um fórum já é considerado o maior compilamento de informações de acesso da história.
O documento pesa sozinho 41 GB e surpreende pela organização, de acordo com a 4iQ, empresa especializada em segurança na Internet que descobriu o vazamento. Os dados de acesso estão disponíveis em texto normal, sem nenhum tipo de criptografia, e estruturados em ordem alfabética. Entre as senhas encontradas estão credenciais da Netflix, LinkedIn, Last.Fm, YouPorn e dos games Minecraft e Runescape.
As informações não são fruto de um ataque hacker específico. As senhas reunidas no arquivo agregam dados de 252 vazamentos. Ou seja, elas já estavam circulando na Internet, mas agora estão disponíveis em um único local.
Senhas iguais
Apesar de essas senhas já terem sido divulgadas anteriormente como vazadas, muitas delas ainda são válidas. Os pesquisadores também constataram que muitos usuários têm senhas de fácil identificação, como "123456", "qwerty", entre outras. Muitas vezes a senha é usada para acessar diferentes serviços — uma única cred
"É um banco de dados agregado e interativo que permite buscas rápidas e novas importações de violação”, alerta a 4iQ em um post no blog da empresa. “Dado o fato que as pessoas reutilizam senhas no e-mail, redes sociais, comércio eletrônico, banco e trabalho, os hackers podem automatizar o roubo das contas”, completa.
Ainda não está claro quem é o responsável pela compilação das credenciais. O arquivo pode ser encontrado na dark web, uma área da Internet que não pode ser acessada por um browser comum e não é indexada aos buscadores. A única pista são as carteiras Bitcoin e Dogecoin que aparecem no documento, colocadas para encorajar a doação aos organizadores do banco de dados.
Como se proteger?
A recomendação, em todo caso, é trocar a senha com frequência e utilizar caracteres especiais para formar uma senha forte. Você também pode verificar se alguns dos seus logins já apareceram em algum vazamento de dados na Internet utilizando serviços como o minhasenha.com ou o Have i been pwned.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como ‘forçar’ a atualização do WhatsApp para usar a versão PC
- Facebook lança Messenger 4 com design mais simples e novos recursos
- Como transferir dinheiro do PicPay para conta bancária
- Oito dicas para escolher um celular na Black Friday 2020
- Como compartilhar a assinatura do Office 365 com outras pessoas
- Bradesco fora do ar? Usuários relatam problemas no site
- Ello atualiza rede social com música e vídeo, autocomplete de emoji e mais
- Óculos VR promete resolução de 70MP equivalente ao olho humano
- Mochila smart faz você ‘sentir’ as vibrações das músicas pelo corpo
- Black Friday da PSN traz jogos para PS4 com até 40% de desconto