Para a maioria esmagadora dos brasileiros, preço ainda é o mais importante na hora de comprar um carro, afinal, ele precisa - de alguma forma - caber no seu orçamento. Mas, de um tempo para cá, a tecnologia digital não só transformou a indústria automotiva como, aos poucos, se tornou um dos fatores mais importantes de decisão de compra.
Curioso é que, ainda assim, segundo um estudo recente da Deloitte com 22 mil consumidores de 17 países, as tecnologias voltadas a funcionalidades de conveniência e conectividade ainda não são as mais desejadas pelos consumidores brasileiros. Ainda que a conectividade seja a tecnologia que salta aos olhos dos mais aficionados, a pesquisa mostra que os itens tecnológicos mais valorizados por aqui são aqueles ligados à segurança. Entre os sistemas considerados prioritários, os principais são: o reconhecimento de objetos na via para evitar colisões; bloqueio de funções do veículo em situações de condução perigosa; avisos de condução perigosa; e conexão autônoma do veículo para relatar e contatar autoridades ou outros serviços quando ocorre uma emergência médica ou acidente.
O interessante é que à medida que tecnologias de segurança vão se tornando itens de série, como hoje é o ABS, por exemplo, o consumidor tende a ficar cada vez menos disposto a pagar mais por elas. Mesmo com novas funções presentes ainda somente nos carros mais luxuosos, como o piloto automático adaptativo, que usa sensores para seguir o carro da frente; e até o reconhecimento de faixas de rolagem através de câmeras e sensores para alertar o motorista em caso de condução perigosa ou inadequada, o brasileiro quer gastar cada vez menos com isso…
Alguns dos itens mais avançados já estão presentes no mercado nacional - o que, sem dúvida, chama a atenção do consumidor e faz ele refletir na hora de escolher um carro mais (ou menos) tecnológico. Com o passar do tempo, a tendência é que essas funções tanto de segurança como de conectividade sejam incorporadas como equipamentos ou serviços inclusive nas versões mais básicas dos veículos.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Ransomware: os perigos do ataque que inutiliza o seu PC
- Internet das Coisas: surgem os principais desafios para o mercado
- Roubo de dados descoberto na Dark Web prejudicou mais de meio bilhão de pessoas
- Startup brasileira transforma as crianças em heróis de seu próprios livros. Veja
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Testamos o celular chinês superpoderoso da Huawei
- Por dentro da Embraer: conheça o Parque Tecnológico em torno da gigante
- Samsung volta a apostar nos tablets Android; conheça o Galaxy Tab S3
- O Waze realmente encurta a viagem? Fizemos o teste
- De volta à deep web: o que está escondido na parte obscura da internet