O Adobe Flash tem uma falha grave que permite ataques ao acessar sites com vídeos e animações. O problema foi descoberto pelos italianos do HackingTeam, que desenvolvem softwares vigilância. O grupo analisou o funcionamento do plugin para navegadores e constatou uma brecha que permite instalar códigos maliciosos remotamente e sequestrar máquinas com Windows. O problema ainda não tem solução. Entretanto, você pode se proteger desativando a extensão temporariamente no seu PC.
A vulnerabilidade encontrada no Adobe Flash permite que hackers ataquem inúmeros websites e escondam em vídeos ou animações ameaças que podem infectar o IP que se conecta a um determinado servidor. A vítima, então, faz o download não-intencional do ramsonware Cryptolocker para o computador, que criptografa arquivos e pede um resgate para liberá-los de volta ao usuário.
A Adobe espera liberar uma atualização para o problema muito em breve. Mas, por enquanto, a única solução é desativar o Flash de todos os seus navegadores, ativando-os manualmente em sites confiáveis quando necessário. O procedimento é simples e pode ser feito diretamente pelas configurações do browser, ou usando a extensão Flashblock no Firefox ou Google Chrome.
Vá até a janela de extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Vá até a pasta onde guardou o arquivo CRX e mova-o para dentro da janela do Chrome;
... iginal/2015/07/08/solte-a-extensao-no-chrome1.png" alt="Solte a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="352" width="695">Solte a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Confirme a instalação;
Confirme a instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. O Flash passará a bloquear qualquer conteúdo flash na web. Caso queira desbloquear um site confiável, pressione Ctrl+Shift+F. Se quiser salvar o vídeo para assistir offline depois, clique sobre o conteúdo enquanto pressiona a tecla Control.