O Google reduziu a lista de aplicativos obrigatórios para dispositivos Android. Agora, smartphones desenvolvidos com o sistema operacional não precisarão ter apps como Google Play Games, Livros, Google Notícias, Clima e Google+ e outros programas que costumavam estar pré-instalados.
Atualmente, embora o Android seja um sistema em código aberto, para ter acesso a softwares importantes como a Play Store e o Gmail, as fabricantes devem incluir outros apps do Google em seus celulares.
Google elimina alguns aplicativos do pacote obrigatório de apps do Android (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Essa condição obrigava as fabricantes a ocupar o armazenamento interno de seus dispositivos com aplicativos que não poderiam ser apagados pelos usuários. Esses apps são conhecidos como "bloatwares" e costumam ser bem impopulares. A novidade, portanto, deve garantir mais espaço livre nos smartphones Android.
Apesar de não serem mais obrigatórios no pacote de serviços do Google para o Android, aqueles que se acostumaram a usar as ferramentas, podem obtê-las sem problemas através da Google Play.
Já começou
A novidade já est�
... � em prática no novo Galaxy Note 5, por exemplo, que foi lançado sem o app do Google+ pré-instalado no sistema. Apesar da iniciativa do Google, nada impede que as fabricantes continuem a lotar seus sistemas com aplicativos que antes eram "obrigatórios".