Final Fantasy XV chega aos PCs no dia 6 de março, encerrando uma espera de mais de um ano para os fãs da série que têm o computador como plataforma de jogos. Lançado originalmente em 2016, o RPG de mundo aberto apresenta um dos visuais mais bonitos de toda a franquia, um potencial que, claro, será ainda mais presente na nova versão.
Para permitir que os jogadores se preparem para o lançamento e, acima de tudo, descubram como o game vai rodar em suas máquinas, a Square Enix liberou uma ferramenta gratuita de benchmark para Final Fantasy XV. Por meio dela, uma pequena amostra não jogável do título é executada no PC, de forma que o usuário possa encontrar a melhor combinação possível para sua máquina.
Neste tutorial, conheça todas as opções da ferramenta e também como saber a melhor maneira de rodar Final Fantasy XV no seu computador.
Instalação
Passo 1. Acesse o site oficial do benchmark de Final Fantasy XV. No final da página, clique no botão download.
Passo 2. Descompacte o arquivo baixado, que tem 3.6 GB, e execute o “ffxvbench_installer.exe”. Siga as instruções na tela para realizar a instalação.
Passo 3. Clique no ícone que aparece no menu Iniciar ou no desktop do computador para iniciar o teste.
Benchmark
A tela inicial do teste liberado pela Square Enix exibe todas as opções que permitem encontrar a melhor configuração possível de Final Fantasy XV em cada PC. Aqui, por exemplo, é possível selecionar a resolução e também a qualidade gráfica, bem como se o jogo vai rodar em uma janela (Windowed Mode) ou em tela cheia (Fullscreen Mode).
A configuração “Lite” é a mais básica, com sombras e reflexos em baixa resolução, além de texturas menos detalhadas. Já “Standard” é a padrão, que realiza o teste de acordo com as configurações recomendadas para rodar Final Fantasy XV. Por fim, a opção “High” exibirá o potencial visual gráfico máximo do game, além de contar com recursos de processamento avançado de efeitos, cabelos e outros detalhes que só estão disponíveis em placas de vídeo da NVIDIA.
Para iniciar o teste, basta clicar em “Start” e cenas do game vão rodar durante seis minutos. Ao longo desse tempo, uma pontuação começará a aumentar no canto esquerdo da tela, indicando o nível de compatibilidade do seu PC com as configurações escolhidas na tela inicial. Quanto mais alto o índice, melhor seu computador vai se comportar com o game.
Não é possível jogar Final Fantasy XV durante a realização do teste. Para sair antes do final do benchmark, basta apertar a tecla Esc, enquanto a combinação Alt + Enter alterna entre as opções de tela cheia ou em janela.
Resultados
Ao final dos testes, uma pontuação geral será exibida. Ela indica a compatibilidade do seu computador com as configurações escolhidas. Os números podem ser entendidos da seguinte maneira:
- 0 a 1999, Insuficiente: seu computador não tem os requisitos mínimos para rodar o game com as configurações escolhidas
- 2000 a 2499, Baixo: será possível jogar, mas com uma qualidade inferior em cenários, personagens e texturas, além de diversas quedas na taxa de quadros
- 2500 a 2999, Relativamente Baixo: é possível jogar com performance aceitável e qualidade inferior
- 3000 a 4499, Padrão: seu computador pode rodar o jogo em sua configuração básica
- 4500 a 5999, Relativamente Alto: o game vai rodar de forma básica, mas com uma taxa de quadros mais alta ou visuais um pouco melhores
- 6000 a 8999, Alta: sua máquina é capaz de executar o jogo em alta qualidade
- 9000 a 11999, Muito Alta: o computador pode chegar a altas contagens de quadros por segundo, ótimos níveis de qualidade ou resoluções superiores, ainda que com algumas configurações necessárias
- 12000 ou superior: sua máquina é capaz de rodar Final Fantasy XV no máximo de sua capacidade gráfica, resolução e taxa de quadros
É possível refazer o teste quantas vezes forem necessárias, reduzindo resoluções ou a qualidade visual para chegar ao melhor resultado possível. Uma vez obtida a qualidade satisfatória, não se esqueça de guardar o resultado e as configurações para que elas sejam aplicadas novamente quando Final Fantasy XV finalmente chegar aos PCs.
Requisitos oficiais
Estas são as configurações divulgadas pela Square Enix para a versão PC de Final Fantasy XV:
Requisitos mínimos - 720p a 30 fps
- CPU Intel Core i5-2500 (3.3 GHz ou superior) / AMD FX-6100 (3.3 GHz ou superior)
- Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 760, GTX 1050 ou Radeon R9 280
- 8 GB de memória RAM
- Windows 7 / 8.1 / 10 64-bit
- 100 GB de espaço em disco
Requisitos recomendados - 1080p a 30 fps
- CPU Intel Core i7-3770 (3.4 GHz ou superior) / AMD FX-8350 (3.4 GHz ou superior)
- Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 (6 GB VRAM) ou Radeon RX 480
- 16 GB de memória RAM
- Windows 7 / 8.1 / 10 64-bit
- 100 GB de espaço em disco
Especificações 4K HDR - 2160p a 30fps ou 1440p 60fps
- CPU Intel Core i7-7700 (3.6GHz ou superior) / AMD Ryzen 5 1600X (3.6GHz ou superior)
- Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1080 Ti, equivalente da AMD (sem recursos exclusivos) ou superior
- 16 GB de memória RAM
- Windows 10 64-bit com última atualização
- 155 GB de espaço em disco
Qual o melhor jogo da série Final Fantasy? Deixe sua opinião no nosso Fórum!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Capa de celular personalizada: conheça todos os tipos e preços
- Catherine ganha versão para PC em lançamento surpresa na Steam
- Como pegar o lança-granadas em Resident Evil 7
- Como enviar uma figurinha de selfie no Instagram
- Valorant caiu? Veja como checar status e se o game está fora do ar
- Microsoft Edge ganha ferramentas de privacidade; veja novidades da Build
- El Gato e Cerol: streamers do Brasil são os mais populares da Nimo TV
- AirPods 2 vs Google Pixel Buds: compare ficha técnica e preço dos fones
- Como limpar o WhatsApp com o Clean Master para Android
- CS:GO: MIBR vence mousesports e se recupera no FACEIT Major London