A qualidade das chamadas de voz pela conexão 4G em aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger no Brasil é considerada "aceitável", segundo a conclusão de um relatório da Opensignal divulgado nesta segunda-feira (7). A empresa comparou o desempenho das ligações em 80 países — no ranking geral, o Brasil aparece na 39ª posição, com 77 pontos em uma escala de 0 a 100.
O estudo apontou que, apesar de problemas como chiado, volumes baixos e interferências, a maior parte dos brasileiros consegue realizar chamadas de voz pelo 4G. Comparado a outros países da América Latina, no entanto, o Brasil tem nota inferior a Uruguai (78,6 pontos) e Porto Rico (78,5 pontos). Ainda assim, segundo o levantamento, dois terços dos países latino-americanos apresentaram índice "ruim" ou "muito ruim".
As chamadas de voz com melhor desempenho, por outro lado, estão concentradas na Europa, que abriga 13 dos 19 países mais bem colocados no ranking. A lista é liderada por Bélgica (82,6 pontos), Holanda (82,4 pontos), Dinamarca (82,2 pontos), Eslováquia (82,1 pontos) e Finlândia (82 pontos).
Nenhum país alcançou qualidade "excelente" ou "muito boa". Segundo a Opensignal, isso se deve à capacidade limitada e à latência das redes 4G, o que provoca atrasos e variações no sinal. A empresa acredita que o 5G permitirá que mais usuários tenham acesso a chamadas de voz com qualidade acima da média e menos latência.
O levantamento foi feito com base em mais de 57 bilhões de medições em 23,8 milhões de celulares espalhados pelo mundo entre os meses de junho e agosto. A partir dos parâmetros da União Internacional de Telecomunicações, a Opensignal criou índices para quantificar a qualidade das chamadas de voz pela rede móvel 4G. Eles indicam se o nível das ligações é excelente
... (95 a 100 pontos), muito boa (87 a 95), boa (80 a 87), aceitável (74 a 80), ruim (66 a 74), muito ruim (60 a 66), ininteligível (45 a 60) ou se é impossível de se comunicar (0 a 45).