O Vivaldi, navegador desenvolvido pelo ex-CEO do Opera, está disponível oficialmente para Android nesta quarta-feira (22). Usuários de celulares com o sistema do Google podem utilizar o aplicativo como uma alternativa ao Chrome focada no conteúdo e que busca facilitar o acesso aos seus principais recursos. A interface otimizada para smartphone também tem a segurança como uma característica marcante.
O software, que até então só apresentava uma versão beta, pode ser baixado de graça na Google Play Store. O TechTudo preparou uma lista com os principais recursos do Vivaldi, que incluem funções como modo escuro nativo, anotações, personalização e o bloqueio de rastreadores de anúncios. É importante destacar que o app não está disponível para iPhone (iOS).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Modo escuro nativo
O Vivaldi conta com uma opção nativa de modo escuro, para que o usuário se adapte a uma interface visual mais confortável de acordo com suas necessidades pessoais. Para ativá-lo, basta tocar no ícone com a logo do navegador, no canto superior direito da tela, e entrar nas "Configurações". Na aba, procure por "Temas", e escolha entre as opções "Claro" e "Escuro". Além disso, é possível configurar a ativação do tema para quando a opção de economia de energia do celular estiver ativada.
2. Tirar capturas de tela
O software também conta com uma ferramenta bastante funcional de capturas de tela. Navegando em qualquer site, o usuário pode tocar sobre o botão Vivaldi e escolher a opção "Capturar página". Ao selecionar o recurso, duas alternativas estarão disponíveis para escolha: "Capturar toda a página" e "Capturar área visível". A imagem poderá ser encontrada na galeria do celular Android.
3. Fazer anotações
Durante o acesso a alguma página da web, é possível fazer anotações usando o Vivaldi. Para criar uma nota, basta clicar no botão do canto inferior esquerdo da tela e, em seguida, no ícone da anotação, que é o terceiro. Para colocar um trecho de um texto lido nas notas, não é necessário copiar e colar da forma tradicional — o selecionar o conteúdo, surge a opção "Copiar para notas". O Vivaldi também permite editar e mover notas para pastas.
4. Personalizar o navegador nas configurações
Ainda na tela de "Configurações", há opções que tornam a navegação mais prática, de acordo com as preferências do usuário. Nas divisões "Appearance" e "Sites", estão disponíveis alternativas para proporcionar uma boa experiência com o app.
É possível exibir ou ocultar as barras de rolagem e de status, inserir atalhos, e alternar para a visualização em "modo computador". Na parte de "Acessibilidade", estão disponíveis mudanças na escala do texto, configurações forçadas de zoom, simplificação das páginas e possibilidade de inserir legendas.
5. Bloqueio de rastreadores de anúncios
O Vivaldi tem como um dos principais objetiv
Como tirar vírus do Google Chrome? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Need for Speed ganha vídeo focado na personalização dos carros
- Conheça os notebooks com bateria ‘monstra’ que não devem te deixar na mão
- Sete planilhas prontas para você economizar dinheiro usando Excel
- Aulas de inglês: veja 5 aplicativos grátis de celular que ensinam o idioma
- Harman Kardon Onyx Studio 4: veja especificações e preço da caixa de som
- Lançamentos do Globoplay em maio: veja as séries que chegam este mês
- LoL: INTZ e-Sports vence apenas uma partida e está eliminada do MSI 2019
- Como mudar a senha do Uber no iPhone e no Android
- Windows 10: saiba como liberar o cache de apps e ganhar espaço no HD
- Como fazer instalação manual do DirectX no Windows 7, Windows 8 e 8.1